Wagner Moura é um lembrete que é legal demais ser brasileiro

Além do talento e carisma, o ator indicado ao Globo de Ouro faz questão de exaltar a cultura do nosso país

Por Juliana Morales 6 jan 2026, 14h55
A

alfinetada de Wagner Moura durante Critics Choice Awards, no último domingo (4), fez sucesso nas redes sociais. O ator foi escolhido, junto ao diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho, para anunciar a principal categoria da noite. “Agora, é uma honra apresentar a categoria de Melhor Filme”, disse o cineasta. “Ou, como chamamos no Brasil, Melhor Filme Estrangeiro”, completou Wagner, arrancando risos do público.

Por meio da brincadeira, o protagonista de O Agente Secreto ironizou o fato das premiações hollywoodianas considerarem produções fora dos Estados Unidos e Europa como filmes estrangeiros. O comentário foi feito pouco tempo depois de Kleber Mendonça Filho receber o prêmio de Melhor Filme Internacional — um dos mais importantes da premiação de críticos dos EUA — no tapete vermelho, e não durante a cerimônia televisionada, como vinha acontecendo nos anos anteriores.

Nas redes, o público elogiou a postura de Moura e a indireta em defesa ao Brasil. Mas não é a primeira vez que o artista baiano se posiciona e exalta seu país e cultura. Após vencer o prêmio de melhor ator na 78ª do Festival de Cannes, na França, em maio do ano passado, o ator ressaltou a potência do O Agente Secreto em aproximar os brasileiros “da sua cultura e dos seus artistas”, recordando como o país passou por um período onde a arte e a cultura pareciam ter “perdido a importância no Brasil, além de terem sido muito difamados”.

Para ele, o momento é de celebração não só pelo filme, mas também por toda a cultura brasileira. “O Brasil é o país da cultura, o país da arte. Viva o Brasil, viva os brasileiros. E vamos agora celebrar, aproveitar mais esse momento bonito da nossa cultura e do nosso cinema”, celebrou, emocionado, na ocasião.

Ao longo de toda a campanha do filme, que está indicado ao Globo de Ouro e é nome forte para representar o Brasil no Oscar, Moura tem falado em entrevista a alegria que é ver brasileiros celebrando e se sentindo representados por produções como o próprio Agente Secreto e também ‘Ainda Estou Aqui‘, que venceu um Oscar no ano passado. 

Continua após a publicidade

Assim como Fernanda Torres, o ator tem educado o mundo sobre o que é ser brasileiro e tem trazido reflexões sobre a riqueza da nossa cultura, que deve ser motivo de muito orgulho. Em mesa-redonda da The Hollywood Reporter com atores cotados ao Oscar, Wagner falou, inclusive, que não pretende perder o sotaque brasileiro para atuar nos Estados Unidos, onde mora atualmente para se dedicar à carreira internacional.

O ator afirmou que sempre se sentiu “muito brasileiro” e acredita que isso é justamente o que o diferencia no cinema internacional. Não sabemos se o Globo de Ouro ou o Oscar vêm aí mesmo, mas já vencemos muito em ter artistas como Wagner Moura, Fernanda Torres e tantos outros talentos da nossa cultura. Cabe a nós, público, também consumir, valorizar e defender o melhor que temos por aqui. 

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Continua após a publicidade

Publicidade