5 momentos em que Chappell Roan provou que já é um ícone da música

A cantora está completando 27 anos e para comemorar seu aniversário, relembramos seu impacto na cultura pop até agora

Por Arthur Ferreira 19 fev 2025, 19h02
M

uito mais que a atual Best New Artist do Grammy, Chappell Roan já chegou abalando o mundo pop em seu debut. Desde que lançou seu primeiro disco, The Rise and Fall of a Midwest Princess, a cantora tem conquistado cada vez mais fãs ao redor do mundo e 2024 se tornou um ano de muitas de conquistas.

Nesta quarta-feira (19/2), a aquariana está completando 27 anos de idade. Para comemorar, a CAPRICHO separou alguns momentos que Chappell impactou a cultura pop no último ano e provou que esse é apenas o começo de uma carreira que promete ser de ainda mais sucessos.

Shows icônicos (mas cadê ela no Brasil?)

Voltando para o inicio de 2024, Chappell começou a estourar no TikTok com trechos de seus shows – que foram crescendo de audiência cada vez mais. As pessoas foram conhecendo o repertório da cantora e se apaixonando pelo universo próprio que ela criou em suas apresentações.

Chapéus rosas, maquiagens exageradas e montagens drag saíram do guarda-roupa de Chappell e alcançaram os fãs, que começaram a se vestir a caráter para os shows. E não podemos deixar de mencionar as coreografias: HOT TO GO! se tornou o primeiro viral da cantora nas redes sociais.

Continua após a publicidade

@ale_jense

con cristo redentor #rio #chappellroan #hottogo @Andrea 🌿

♬ HOT TO GO! – Chappell Roan

A artista favorita dos seus artistas favoritos

Chappell não saiu dos ouvidos de vários outros artistas. Assim que estourou, Elton John se declarou como seu maior fã, Ariana Grande compartilhou seus memes, Carly Rae Jepsen e Charli xcx a mencionaram em entrevistas e a lista foi só crescendo.

Após de tantas celebridades que Chapppell admirava a reconhecendo, a cantora viralizou ao dizer que ela é “a artista favorita dos seus artistas favoritos”. A frase é uma adaptação do viral de Sasha Colby, vencedora da 17ª temporada de RuPaul’s Drag Race e ídolo de Chappell: “eu sou a drag queen favorita da sua drag queen favorita”.

Roan e Colby já se encontraram várias vezes após a menção e se tornaram, mais do que amigas, família. Durante a introdução à apresentação de Chappell no VMA 2024, Sasha declarou que a cantora agora é sua filha drag.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by @shantayficagay (@shantayficagay)

Letras que se tornaram hinos para os fãs LGBTQIA+

Em 2024, Chappell lançou uma de suas canções mais queridas pelos fãs: Good Luck, Babe! Na faixa, a cantora fala abertamente sobre uma paixão que não deu certo com outra garota que no futuro poderá se arrepender de tê-la trocado por um namorado. Rapidamente, mulheres LGBTQIA+ se identificaram com a música e a usaram como áudio para seus vídeos.

Ah, e sempre que a canção era utilizada por um homem hétero virava meme, tá? Até a própria Chappell já chegou a dizer que suas músicas “não são para eles”.

Outra música que se tornou um grande hino para a comunidade é Pink Pony Club, em que a cantora fala sobre ter saído de uma cidade pequena para poder viver com mais liberdade na cidade grande. A música ressoa principalmente com quem se muda para alcançar seus sonhos e se expressar sem medo.

Continua após a publicidade

@viniciusdoceu

Pink Pony Club (Live at The GRAMMYs 2025) – Chappell Roan #chappellroan #thegrammys2025 @chappell roan

♬ som original – V.

Discursos políticos potentes nos palcos

Seja em festivais ou em premiações, Chappell sempre faz questão de se posicionar politicamente. Um dos primeiros discursos que viralizou da cantora foi durante o Governors Ball. A cantora subiu ao palco vestida de Estátua da Liberdade e explicou: “Estou vestida como a maior rainha de todas”, se referiu a sua fantasia enquanto o público aplaudia.

“Mas caso você tenha esquecido o que está gravado em meus lindos dedinhos do pé: ‘Dê-me seu cansaço seu pobre; suas massas aglomeradas ansiando por respirar livremente’”, disse ela, citando o poema escrito na placa de bronze de 1903 no pedestal da Estátua da Liberdade.

“Isso significa liberdade e direitos trans, isso significa liberdade e direitos das mulheres, e significa especialmente liberdade para todas as pessoas oprimidas, para todas as pessoas oprimidas nos territórios ocupados”, disse emocionada.

Continua após a publicidade

@megkwall

@chappell roan this was the best 45 mins of my life @govballnyc #chappellroan #govball #chappell #midwestprincess #festival #chappellroantour

♬ original sound – Meg Wall

A Best New Artist liderou uma onda de doações após o Grammy

Que ela gosta de aproveitar os holofotes dos palcos e das premiações para soltar o verbo, nós já sabemos, mas dessa vez Chappell elevou a manifestação. Ao vencer o prêmio de Artista Revelação na última edição do Grammy, ela usou seu discurso para ampliar a luta por melhores condições para artistas.

“As gravadoras precisam tratar seus artistas como funcionários valiosos com um salário digno, plano de saúde e proteção. Gravadoras, nós apoiamos vocês, mas vocês nos apoiam?”, disse a cantora com a estatueta na mão.

Logo após a ação, o antigo executivo da indústria musical Jeffrey Rabhan criticou a fala de Roan e sugeriu que, se ela se preocupava tanto, deveria “colocar o dinheiro onde a boca está”. E foi exatamente o que ela fez. “Não foi um pedido de esmola, mas um chamado à ação para que a indústria faça mudanças reais”, respondeu a cantora.

Continua após a publicidade

O movimento que a cantora começou se espalhou e artistas como Charli xcx e Sabrina Carpenter decidiram igualar a doação inicial de US$ 25 mil (cerca de R$ 125 mil) que Chappell fez para a Backline, organização que apoia a saúde mental de profissionais da música. Além disso, o Universal Music Group anunciou uma parceria com a Music Health Alliance para criar um fundo de apoio à saúde mental de artistas. A iniciativa promete oferecer assistência ambulatorial gratuita e até subsídios para tratamentos.

@greysditer99

OUR BEST NEW ARTIST! (i need this performance in 4k asap) || #chappellroan #chappell #pinkponyclub #grammys #edit #wlw #lgbt #hottogo #tiktok (video: chappellroannow via: X)

♬ original sound – vic

Publicidade