BBB24: Globo não salvou Wanessa Camargo. Salvou a si mesma

Emissora deixou todo o peso da desclassificação da cantora nas costas de Davi, abrindo outro precedente para essa e as próximas edições.

Por Vand Vieira Atualizado em 29 out 2024, 16h08 - Publicado em 3 mar 2024, 05h14
T

odo ano, a Globo se vangloria de que nada passa despercebido pelas 63 câmeras supertecnológicas instaladas na casa em que são confinados os participantes do Big Brother Brasil. Talvez seja por isso que, no último sábado (2), senti falta de imagens ampliadas e diferentes ângulos do momento em que Wanessa Camargo supostamente agrediu Davi no BBB24.

E, mesmo a cantora tendo sido desclassificada do programa, ainda digo “supostamente agrediu” porque a própria emissora parece não concordar com a percepção do motorista de aplicativo  sobre o ocorrido. Basta analisar as palavras cuidadosamente escolhidas por Tadeu Schmidt para anunciar que “Wanessa deixou o jogo após Davi afirmar que foi agredido por ela”.

“Analisamos as imagens e o chamamos novamente ao confessionário, onde ele confirmou que se sentiu agredido. Diante dessa denúncia, e seguindo nossas regras, Wanessa foi desclassificada”, disse o apresentador ao mostrar Davi exigindo a expulsão e também a reação de Wanessa.

Continua após a publicidade

Percebe que ficou implícito que a cantora só foi desclassificada porque a direção não tinha como fazer diferente, uma vez que o motorista de aplicativo denunciou o contato físico em questão com base na principal regra do reality show? Mais duas perguntas: será que, se Davi não tivesse ido ao confessionário para fazer a denúncia, Wanessa teria sido desclassificada pelo que aconteceu? Por que a Globo não chamou para si a responsabilidade dessa decisão, exibindo a cena com mais detalhes a fim de reforçar que houve agressão ou, se fosse o caso, justificar a permanência da artista?

Quem perde, quem ganha

Bom, nas redes sociais, em meio a muitas postagens de indignação, quem defende o motorista de aplicativo levanta a teoria de que essa desclassificação foi, na verdade, uma forma de evitar que a imagem de Wanessa fosse ainda mais arranhada.

Continua após a publicidade

Eu, sinceramente, não acho que Boninho e companhia se importem tanto assim com os integrantes do Camarote. Quantos já não foram cancelados e deixados à própria sorte? Apesar do meme do documentário, Karol Conká foi exceção. Nesse sentido, é importante lembrar também que a cantora provavelmente seria puxada para o paredão de hoje por Davi, que passou os últimos dias fazendo plantão no big fone (entenda a dinâmica da semana aqui), e seria eliminada na terça-feira (5).

Mesmo assim, concordo que Wanessa — que tem uma grande parcela de culpa por beber até perder o controle — ganhou com tudo isso: voltou para a família, os amigos e o namorado sem precisar passar pela rejeição do público em uma votação e saiu como injustiçada na opinião de muita gente, até de alguns dos que estavam torcendo contra ela. Davi, por outro lado, perdeu força e está em uma situação crítica, na qual qualquer “deslize”, como o que rolou com Pitel, pode ter um grande impacto.

A Globo? Mais uma vez, mostrou falta de transparência e padrão nesse tipo de caso. Às vezes fingem que nada aconteceu, às vezes desclassificam com base apenas nos fatos, às vezes desclassificam pelo posicionamento da parte que alega a agressão, às vezes desclassificam pensando na pressão do público e dos patrocinadores.

Publicidade