BBB25: top 10 da edição é um dos mais inteligentes dos últimos anos
Já o público, que deixou participantes como esses chegarem tão longe, ainda tem muito a aprender

Que fase, gente… que fase! O top 10 do BBB25 está formado e sequer rolou festa na última quarta-feira (2). Bom, a verdade é que não há muito o que comemorar, não é mesmo? A audiência está baixa, a repercussão tem sido negativa e, apesar de ainda termos tanta gente na casa, o marasmo já tomou conta do programa.
Enquanto assistia a uma cena vergonhosa, da galera dando as mãos em roda para pedir comida à produção (e levando uma bronca do Big Boss por causa disso, risos), tentei achar culpados. Dourado, diretor do reality show, fez o que pôde. Tadeu Schmidt, dentro dos limites de um apresentador, tentou ainda tenta tirar os brothers e as sisters da zona de conforto.
Culpar apenas os participantes, para mim, é uma saída fácil. Acredito, inclusive, que deveríamos dar crédito a certas qualidades do elenco, que, querendo ou não, nos proporcionou uma edição sem resultado óbvio até o momento. Isso porque eles entenderam que “perseguir” alguém é dar tempo de tela (e o prêmio) para outro.
Tanto que tentam intercalar os adversários nas indicações ao paredão, nos Castigos do Monstro e por aí vai. Também sempre dão uma segurada quando percebem que estão muito combativos ou pegando muito no pé de uma pessoa. Não à toa, Diego Hypolito, Vitória Strada e Renata perderam o protagonismo de outros tempos.
Para o nosso azar, eles ainda sacaram que as plantas vão mais longe. Maike sumiu por semanas ao perder o melhor amigo, Gabriel, e outros aliados. Diego e Daniele Hypolito andam de um cômodo para outro com a cara da derrota. Vitória não quer guerra com ninguém. João Gabriel, João Pedro e Dona Delma estão avulsos. Guilherme já não tem causas para defender. Renata e Vinícius caíram no vitimismo. Em comum, todos parecem ter o foco de evitar o “cancelamento” e sair com a imagem pronta para ser explorada em publicidades e, quem sabe, em programas e novelas da Globo.
Mas, afinal, o que a gente fez para mudar isso? Eliminamos todas as pessoas que de fato entraram no Big Brother Brasil deste ano sem filtro, dispostas a jogar e viver essa experiência ao máximo. Será que podemos mesmo reclamar depois de mandar recados tão claros para eles? Deixá-los lá dentro em vez de manter Aline, Camilla, Thamiris, Marcelo e outros foi uma decisão nossa e temos que sustentar. E ainda faltam 20 dias para a final…