Como foram feitas as cenas de Ivan após retirada dos seios

A equipe de efeitos visuais da Globo teve um trabalhão para editar as cenas de Carol Duarte "sem seios"

Por Gabriela Zocchi Atualizado em 31 out 2024, 21h11 - Publicado em 24 out 2017, 14h02

A reprise de A Força do Querer está quase acabando e, na época em que a novela foi ao ar originalmente, algumas cenas em particular chamaram a atenção da galera: as de Ivan (Carol Duarte) sem camisa, já tendo passado pela cirurgia de retirada dos seios. Muita gente ficou se perguntando como aqueles takes teriam sido feitos, já que é possível ver perfeitamente o rosto de Carol Duarte na tela, ao mesmo tempo que seio nenhum aparece no corpo.

carol-duarte-ivan-retirada-dos-seios-cirurgia-a-forca-do-querer
Ivan após a cirurgia de retirada dos seios no capítulo final de A Força do Querer Reprodução/Globo

O Vídeo Show revelou os segredos para fazer a cena acontecer. Tudo foi obra da equipe de efeitos visuais da Globo, que teve que gravar a cena repetidas vezes, primeiro com Carol, que usava um protetor nos seios, e depois com um dublê!

“A primeira coisa foi achar um modelo com características parecidas de peitoral, que tivesse medidas e tom de pele parecidos com os da Carol. Primeiro gravamos tudo com ela, depois com o dublê. Daí fizemos as cicatrizes, marcamos os pontos no computador e foi feita a mágica”, contou Claudia Mendes sobre a cena em que Ivan retirava os curativos da cirurgia no hospital.

carol-duarte-duble-ivan-sem-camisa-a-forca-do-querer
Carol Duarte gravou as cenas de Ivan sem camisa primeiro, com protetor nos seios e marcação no corpo. Depois, um dublê repetiu todos os seus movimentos. Reprodução/Globo
Continua após a publicidade

Para a cena final, na praia, foi um pouco mais complicado, já que foram usados muitos equipamentos (como drones) e a luz, neste caso, era natural. “O sol não espera terminar de gravar, e a gente precisava da mesma incidência de luz na Carol e no dublê”, explicou Jelles Ribeiro. Mas, por sorte, deu tudo certo, né?

Após gravar as cenas algumas vezes, a equipe de efeitos visuais usou um software que recortava o corpo do dublê e, através de um cálculo matemático, acompanhava o movimento da respiração da atriz e trocava as imagens no vídeo. Ufa! O vídeo completo da explicação para a ~transformação~ da cena pode ser visto no GShow.

Que trabalhão, né?

Publicidade