Conheça Stefano Volp, autor best-seller com adaptação de livro vindo aí

O Beijo do Rio, thriller psicológico publicado em 2022, já vendeu mais de 30 mil exemplares e agora ganhará uma versão audiovisual

Por Roberta Gurriti Atualizado em 29 out 2024, 18h43 - Publicado em 13 Maio 2023, 15h22

Stefano Volp, tenho certeza que você já ouviu esse nome por aí! E, se o nome lhe é familiar, mas não sabe exatamente de onde… Você provavelmente já leu suas obras ou, pelo menos, ouviu falar delas.

Volp é escritor, roteirista, tradutor, e um contador de histórias. Autor de cinco livros de ficção, entre eles o thriller psicológico O Beijo do Rio e a coletânea de contos Homens Pretos (não) Choram, recentemente lançados pela Harper Collins e da distopia O Segredo das Larvas. Também é idealizador do Clube da Caixa Preta, um clube de leitura online com resgate de contos clássicos escritos por autores negros nos últimos séculos. 

Stefano conta que decidiu viver da escrita quando estava em uma sala de cinema assistindo a primeira adaptação de As crônicas de Nárnia. Quando viu Lucy, personagem interpretada pela Georgina Henley, atravessando um armário e descobrindo um mundo só para ela,  foi uma das coisas mais sedutoras que já lhe aconteceu. Cada minuto que passou  preso ao filme o ajudou a entender o motivo pelo qual sempre gostou muito de ler: desbravar novos mundos, mentes e possibilidades. Naquela mesma noite, Volp voltou para casa consciente de que nunca mais pararia de rascunhar mundos assim. UAU!

Quando lhe perguntei sobre sua visão como autor e homem preto, e como o mercado literário trata autores pretos, Volp respondeu: 

“Houve uma evolução [de 10 anos pra cá, por exemplo?]. Sim. A evolução é inegável. Autores negros têm encontrado mais espaço em editoras, suas histórias têm sido vistas com mais interesse tanto pelos publishers quanto pelo público, e a palavra diversidade urge na indústria mais fortemente do que nunca. No entanto, ainda estamos aquém do que esperamos. Estamos diante de uma cadeia sistêmica de estrutura racista. Histórias escritas e protagonizadas por pessoas brancas ainda dominam a indústria cultural de forma hegemônica. Protagonistas negros ainda são escassos nos gêneros literários. Essa luta deveria ser de todas as pessoas.”

Continua após a publicidade

Adaptação de obra vindo aí!

O Beijo do Rio, thriller psicológico publicado em 2022 pela Harper Collins, já vendeu mais de 30 mil exemplares e foi publicado inicialmente no clube de assinatura de livros TAG Inéditos. Esse ano, a notícia da adaptação animou os fãs do autor e a produtora responsável por adaptar essa obra best-seller será a Boutique Filmes. A produtora anunciou a aquisição dos direitos de adaptação audiovisual do livro e a comunidade leitora do Instagram toda comemorou a conquista do autor.

“Estou super animado e participando de cada etapa da adaptação para garantir que a atmosfera e essência do livro sejam mantidos independentemente do rumo que o produto tomar. Dei a sorte de ser visto por uma produtora muito parceira. Estamos numa fase inicial e os contratos me impedem de dizer muita coisa. Mas posso contar que o ator que protagonizará a adaptação não será um rosto novo para o público que consome produtos nacionais no streaming”, contou Volp.

O livro conta a história de Daniel, um jornalista negro que escreve para a seção investigativa de uma revista independente. Ao saber da trágica morte de Romeu, seu melhor amigo de infância, ele decide voltar à sua cidade natal, Ubiratã, para investigar o caso, o qual a polícia prontamente concluiu ter sido suicídio. Após dez anos longe, Daniel se vê de volta à pequena cidade onde cresceu. Seu regresso à casa é problemático. Bissexual, ele sempre se sentiu deslocado naquele bairro separado do resto da cidade por um rio.

Continua após a publicidade

A nova companhia de teatro, figuras políticas da cidade, os membros de uma seita religiosa e famílias que não querem ser incomodadas são viradas de cabeça para baixo com a presença do jornalista e sua investigação criminal.Há, também, algo do passado de Daniel de que ele não consegue – ou não quer – lembrar. Em vez de memórias, tem visões de um menino, que aparece para ele com mensagens indecifráveis. Agora, quanto mais se aproxima da verdade, mais visões tem e mais ele deve descobrir sobre si mesmo.

capa do livro O Beijo do Rio, de Stefano Volp

Mas, além do sucesso O Beijo do Rio, seus livros Nunca Vi a Chuva e O Segredo das Larvas serão relançados em novo projeto gráfico e capas novas pela Galera Record. E já está em pré-venda! “Quais as expectativas para esse novo lançamento e o que você pode nos contar sobre ele?”, perguntei.

“Tô muito animado! A Galera Record recebeu meus YA’s com muito respeito e está se provando ser a casa editorial dos sonhos. Nunca vi a chuva entra em pré-venda em abril. O livro ganhou poucos retoques. Posso dizer que apertei alguns parafusos na estrutura e incluí um tratamento mais cuidadoso com a questão da saúde mental. Já O segredo das larvas foi recauchutado. Na reescrita, senti que este livro precisava ter mais da protagonista. Basicamente aproveitei a estrutura do anterior e decidi reescrever parágrafo por parágrafo. Pouquíssimos trechos foram 100% aproveitados. É um trabalho completamente novo, apesar de ter toda a essência e estrutura do anterior. Se tudo der certo, lançamos no final do ano”, conta Volp.

Publicidade