Documentário de Taylor Swift ignora morte de Ana Benevides e fãs reagem

“The End of an Era”, que mostra os bastidores da The Eras Tour, chega ao fim no Disney+ sem citar Ana Clara Benevides, fã que morreu durante show no RJ.

Por Da Redação Atualizado em 26 dez 2025, 12h31 - Publicado em 25 dez 2025, 10h57
O

lançamento dos últimos episódios de Taylor Swift: The End of an Era, série documental que registra os bastidores da The Eras Tour, reacendeu uma ferida ainda aberta para os fãs brasileiros. A produção, disponível no Disney+, encerra sua narrativa sem qualquer menção à morte de Ana Clara Benevides Machado, jovem que passou mal e morreu durante o show da cantora no Rio de Janeiro, em novembro de 2023.

+Leia mais: Amiga desmente boato sobre pais de Ana Benevides em série de Taylor Swift

Nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter), swifties do Brasil passaram a questionar o silêncio do documentário. Parte do público esperava ao menos uma homenagem discreta, como uma dedicatória ou menção ao final da série. Outros comentários apontaram decepção com o tom da produção, classificada por alguns como excessivamente cuidadosa ao tratar temas sensíveis.

Ana Clara tinha 23 anos, era estudante de psicologia e morreu após sofrer exaustão térmica em meio a uma onda de calor extremo, com temperaturas acima dos 40 °C, durante a apresentação de Taylor Swift no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. Segundo o laudo pericial divulgado à época, a jovem teve uma parada cardiorrespiratória após exposição prolongada ao calor, foi socorrida, mas não resistiu.

Continua após a publicidade

Na ocasião, Taylor Swift se manifestou por meio de um story nas redes sociais, dizendo estar devastada com a perda. Dias depois, a cantora teve um encontro reservado com a família de Ana Clara, em São Paulo. A condução do caso pela produtora responsável pelo evento, a T4F, também foi alvo de críticas e debates públicos naquele período.

Apesar da expectativa dos fãs, o documentário não aborda o episódio. Isso porque The End of an Era começou a ser gravado apenas em 2024, durante a etapa europeia da turnê, e não registra acontecimentos de 2023. Ainda assim, a série dedica espaço a outros momentos delicados, como a ameaça terrorista que levou ao cancelamento de três shows em Viena, na Áustria, os únicos cancelamentos de toda a turnê, o que aumentou a sensação de diferença de tratamento entre os casos.

O episódio final da produção também não traz homenagens. Em vez disso, apresenta uma espécie de linha do tempo com marcos recentes da vida da artista, como o encerramento oficial da The Eras Tour após 149 shows em 21 países, a compra dos direitos de todo o seu catálogo musical, o anúncio do noivado com Travis Kelce e o lançamento de seu 12º álbum de estúdio, The Life of a Showgirl.

Continua após a publicidade

Com a repercussão, começaram a circular rumores de que a família de Ana Clara teria pedido que o caso não fosse citado no documentário. A informação, no entanto, foi negada publicamente por Daniele Menin, amiga que estava com a jovem no show. Em um desabafo nas redes sociais, ela afirmou que a equipe de Taylor Swift nunca entrou em contato com os familiares sobre a possibilidade de abordar o assunto na série e pediu o fim da disseminação de informações falsas.

A série Taylor Swift: The End of an Era foi lançada no Disney+ em três etapas: os episódios 1 e 2 chegaram em 12 de dezembro, os episódios 3 e 4 em 19 de dezembro, e os capítulos finais foram disponibilizados em 23 de dezembro de 2025.

Continua após a publicidade

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Horóscopo mensal de dezembro de 2025

Publicidade