Continua após publicidade

Dove Cameron e Rina Sawayama explicam ausência no Lollapalooza Brasil

Cantoras emitiram comunicados nas redes sociais mas, ainda assim, os fãs não se deram por satisfeitos. E com razão.

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 16h09 - Publicado em 28 fev 2024, 17h39
A

lguns fãs foram pegos de surpresa com o cancelamento das apresentações de seus artistas favoritos no Lollapalooza Brasil 2024, que acontece no próximo mês.

Dove Cameron, Jaden e Rina Sawayama deixaram o line-up do evento, sendo substituídos por Jessie Reyez e Greta Van Fleet. A notícia gerou muita frustração nas redes sociais e o público pediu por uma explicação dos próprios artistas.

Após receber uma onda de questionamentos dos fãs brasileiros, Dove Cameron publicou uma carta nas redes sociais em que afirmou que não estará no Lollapalooza Brasil por estar no meio do processo de desenvolvimento de seu próximo álbum.

“Eu tenho trabalhado para esse álbum no estúdio quase todos os dias, para deixá-lo o mais perfeito possível para vocês e, nos últimos meses, o projeto caminhou em uma direção totalmente nova que eu não poderia ter previsto”, disse.

A cantora ainda afirmou que esse processo a permitiu produzir a segunda parte do disco que não havia conseguido fazer antes: “Mas isso também significa que o show, simplesmente, não está pronto e precisa ser adiado por alguns meses até que esteja como vocês merecem.”

Continua após a publicidade

Eu não quero fazer um show que é menos do que vocês merecem. Eu sinto muito por todos os meus fãs da América Latina e todos que compraram ingressos

Dove Cameron

“Eu sei que isso não compensa pelo tempo que perdemos juntos, mas eu queria ser honesta e ter certeza que vocês sabem que estou adiando pelos motivos certos. Eu não quero fazer um show que é menos do que vocês merecem. Eu sinto muito por todos os meus fãs da América Latina e todos que compraram ingressos. Eu estava muito empolgada para esses shows e eu prometo que voltarei para vocês pessoalmente e vou dar o show que vocês merecem assim que for fisicamente possível quando o álbum estiver pronto o que eu espero (e estou confiante) que vai ser muito em breve”, completou.

Veja a publicação abaixo:

Continua após a publicidade

Muitos pediram que ela lembrasse dos países da América do Sul em sua próxima turnê e Dove garantiu que estará “em todos os territórios possíveis da América Latina” quando o novo show estiver pronto.

Já outros fãs questionaram a justificativa, pontuando o fato dela ter se apresentado nos Estados Unidos e Europa com seu último lançamento. “Ressaltamos aqui que os fãs dos Estados Unidos e Europa tiveram shows quando só Boyfriend foi lançada. Ela cantou músicas inéditas e as que ela apagou”, escreveu um dos fã-clubes de Dove nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Rina Sawayama também falou sobre o cancelamento de sua vinda para América Latina mas não entregou detalhes sobre o que a levou a não estar no evento, ressaltando apenas que imprevistos a impediram de participar.

“Eu estava muito animada para tocar para todos vocês, então vou garantir que voltarei em breve”, escreveu ela.

O fã-clube dedicado para Rina lamentou o comunicado da cantora, pedindo por mais informações: “A gente entende que para acontecer um cancelamento tem muita coisa por trás, existem assuntos que talvez não possam vir a público no momento por inúmeras questões, mas um pronunciamento raso desse, que não diz absolutamente nada…”

Continua após a publicidade

Contas de fãs de Jaden também pediram manifestações mais aprofundadas do artista. “É o mínimo que deveria ser feito, em respeito aos fãs que se planejaram e gastaram seus recursos para estarem presentes em um momento tão especial”, escreveram.

Fã que é fã não vai esquecer

Desconfiados da desculpa divulgada pelo festival, muitos fãs questionaram nas redes sociais por que aparenta ser simples para os artistas cancelarem suas apresentações no festival, mesmo sendo um dos maiores do país.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, o curador artístico do evento, Marcelo Beraldo, em entrevista a Splash, do UOL, afirma que cancelamentos são normais em festivais do mundo todo e que as razões variam desde “doença, custos de viagens e o fator saúde mental, do qual não se fala tanto”.

Usuários se revoltam com a notícia, divulgada na mesma entrevista pela diretora mundial do festival, Leca Guimarães, de que não existe uma “cláusula de cancelamento” nos contratos com os artistas, ou seja, mesmo que eles quebrem o contrato e desistam no último minuto, não há nenhuma multa ou penalidade.

Ao Splash, ela conta que quando os cancelamentos acontecem, o festival precisa procurar com urgência outra pessoa para colocar no lugar, o que costuma ser trabalhoso e custoso. “Ter que sair correndo para achar uma atração disponível em tão pouco tempo é complicado. Tem que acionar os contatos, quase pedir favor. E normalmente sai caro”, explica.

Leca e Marcelo lembram do momento marcante quando o Foo Fighters cancelou sua apresentação no Lolla em 2022 pela morte do Taylor Hawkins e nenhum artista internacional presente quis assumir o show. Nestas circunstâncias nasceu a ideia de trazer ao palco Planet Hemp, Emicida e convidados para homenagear Hawkins, em uma apresentação lendária.

O conhecimento da falta de penalidade jurídica em caso de cancelamento fez com que diversos usuários relembrassem a apresentação de Miley Cyrus no Lolla de 2022, onde ela, apesar dos problemas de saúde físicos e psicológicos, entregou o show considerado um dos melhores do festival naquele ano.

O Lollapalooza 2024 acontece nos dias 22, 23 e 24 de março.

Publicidade