Final de It: Bem-Vindos a Derry aposta em referências a Stephen King

Último episódio da temporada amarra passado e futuro da franquia com rituais, pistas e referências ao universo do escritor.

Por Rômulo Santana Atualizado em 18 dez 2025, 11h57 - Publicado em 15 dez 2025, 16h44
O

final da primeira temporada de It: Bem-Vindos a Derry movimentou as redes sociais neste domingo (14). O episódio apostou em referências diretas aos filmes da franquia, outras obras de Stephen King e uma cena pós-créditos que abriu espaço para novas teorias sobre o universo de Pennywise.

O episódio, que teve sua ideia original alterada por conta da greve dos atores e roteiristas de 2023, girou em torno de um punhal e uma batalha espiritual fortíssima entre o palhaço e as crianças protagonistas, com direito a um nevoeiro, que construiu um clima de suspense.

Acho que já estávamos em produção quando decidimos que a Adaga teria um papel mais importante na história. Esse final foi moldado e moldado ao longo do processo, mas quando decidimos que o ponto central do episódio seria devolver a Adaga ao pinheiro morto, tivemos uma ideia“, disse Andy Muschietti, diretor dos filmes da franquia e um dos criadores da série, para a Variety.

A partir daqui há spoilers do último episódio de ‘It: Bem-Vindos a Derry’

O que acontece no episódio?

Na season finale, intitulado Fogo de Inverno, com objetivo de deter o palhaço alienígena, Will, Ronnie, Lilly, Marge e Rich — sim, mesmo depois de morrer — se envolvem em um ritual antigo, similar ao que vimos no filme de 2019. O confronto não destrói Pennywise, mas é o suficiente para colocá-lo para dormir até 1989, quando será iniciada a história dos Losers (Bill, Beverly, Richie, Eddie, Ben e Stanley) que conhecemos no longa de 2017.

Continua após a publicidade

“As prequelas sempre apresentam um desafio único em termos de tensão, já que o público já conhece o destino dos personagens principais. Nesse caso, sabemos que ‘A Coisa’ sobrevive à nossa série porque ainda está por aí devorando crianças em 1989 e depois. Então, uma das primeiras conversas com Andy foi sobre como criar uma tensão real. Sim, nós iríamos criar tensão no contexto de ‘nos importamos com esses personagens e o que acontece com eles'”, disse o roteirista Jaon Fuchs para a Variety.

Conexões com o filme e a cidade de Derry

O episódio final trouxe importantes elementos que interligam a série aos filmes de It, como o cartaz em que Richie Tozier é dado como desaparecido. O artefato, empunhado por Pennywise, levantou a possibilidade de que o vilão consiga viajar no tempo, já que essa história só aconteceria dali a 27 anos.

Além disso, a série confirma que Richie é filho de Marge Tozier e deixa no ar que ele recebeu o nome em homenagem ao amado Rich Santos, morto nos episódios anteriores.

A série também fez uma conexão com Beverly Marsh. Na cena pós-créditos, a personagem e seu pai presenciam o suicídio de sua mãe em um manicômio. Ao olhar para a porta, a “garota com cabelos cor de fogo” (referência ao título do episódio) vê a filha de Pennywise. “Querida, não fique triste. Você sabe o que dizem sobre Derry: ninguém que morre aqui morre de verdade”, diz a idosa enquanto sorri e provoca medo na personagem.

Continua após a publicidade

 

Outras referências ao universo de Stephen King

Desde a prévia do episódio é possível ver um nevoeiro tomando conta da pequena cidade fictícia do Maine, e fãs começaram a associar esse evento ao conto O Nevoeiro, publicado por Stephen King em 1980 no livro Tripulação de esqueletos.

Contudo, de acordo com Andy Muschietti, o nevoeiro está mais ligado ao multiverso criado pelo autor, que conecta suas obras, incluindo It.

“Não é [uma alusão], mas é claro que, em ‘O Nevoeiro’, eles dizem que a névoa vem do Campo Todash, o mesmo plano interdimensional de onde vem It. Portanto, não tem relação, mas também tem. Eu queria usar a névoa para ilustrar visualmente a expansão das nuvens que cercam as Luzes da Morte. O elemento físico é estabelecido ali e, para esta história, eu queria mostrar que se trata de uma força expansiva”, contou o diretor para a Variety.

Continua após a publicidade

Assim como, em certa altura do episódio, Dick Hallorann diz que está indo trabalhar como cozinheiro no Hotel Overlook, cenário de O Iluminado.

Tudo sobre a primeira temporada

Ambientada na década de 1960, exatos 27 anos antes dos filmes de Andy Muschietti, a série mergulha na origem de Pennywise e nos eventos que antecedem os filmes de 2017 e 2019. O roteiro é baseado nos interlúdios do livro It, capítulos que detalham os eventos catastróficos que marcaram a cidade e a pesquisa de Mike Hanlon.

Continua após a publicidade

It: Bem-Vindos a Derry ainda não foi renovada para novas temporadas, mas os primeiros oito episódios já estão disponíveis no HBO Max.

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade