
‘Leveza e naturalidade’ se encontram na trajetória de João Vitor Silva
Na edição de abril da CAPRICHO, o ator refletiu sobre momentos de virada na carreira e desejo de explorar o cenário musical
carreira de ator entrou na minha vida de maneira inusitada”, contou João Vitor Silva à CAPRICHO. Antes de ter a infância marcada por papéis em Kubanacan e Sítio do Picapau Amarelo, o carioca era reconhecido pelo canto, tendo uma forte conexão com a música desde muito cedo.
Mas tudo começou quando era criança e passava as tardes no salão de beleza em que a irmã trabalhava, cantando para as clientes. Uma delas ficou impressionada e quis investir em seu talento, pagando uma agência para ele começar a carreira. Não demorou para que o ator garantisse os primeiros projetos, se encontrando cada vez mais no meio artístico.
A cada ano que passa, eu acredito mais no meu trabalho e confio mais no meu potencial.
João Vitor Silva
No passar dos anos, o caminho do carioca passou pela construção de dezenas de personagens, cada um com sua singularidade. Um dos mais marcantes veio em 2018, em Verdades Secretas. “Foi um personagem que me deu muita possibilidade de mostrar que o ator mirim, o ‘João mirim’, tinha crescido”, compartilhou ele sobre o momento que passou a encarar níveis de complexidade maiores em suas performances.
João confessou que costuma se cobrar bastante, mas tenta não perder a segurança que faz com que ele se sinta tranquilo no set. Confiante do próprio potencial e do que apresenta em cena, o ator entrega o máximo de si para dar voz às narrativas. “Para mim, a chave do trabalho é a leveza, a diversão e essa naturalidade que o ator precisa encontrar”, explicou.
Entre estudos e preparações, ele tenta entender ao máximo as características que definem os personagens que interpreta, aprimorando suas habilidades para entregar a melhor representação no projeto. Mas o processo inverso também acontece. Com Ronaldo, de Garota do Momento, João Vitor redescobriu um lado cômico que “andava meio apagado” em sua personalidade, se reconectando com seu senso de humor.
Mesmo não sendo tão presente nas redes sociais, João gosta de acompanhar as conversas (e os edits) sobre a novela, curioso para saber se os espectadores notam detalhes escondidos e improvisos que acontecem em cena. Mas ele tenta manter a relação com as plataformas de forma saudável, em um lugar de observador.