Novela ‘Malhação’ pode voltar à Globo, mas em formato vertical, diz site

Retorno da produção surpreendeu fãs nas redes sociais, mas o formato escolhido pela emissora não animou tanto assim.

Por Rômulo Santana Atualizado em 16 dez 2025, 23h24 - Publicado em 16 dez 2025, 18h48
A

pós cinco anos, a novela Malhação vai voltar (mas em um formato totalmente diferente). Segundo a coluna de Carla Bittencourt, no Portal Léo Dias, a novela retornará como um novo projeto vertical voltado para as redes sociais, em um modelo semelhante ao de Tudo Por Uma Segunda Chance e Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário.

A jornalista aponta que Amauri Soares, diretor da TV Globo, contou a novidade em uma live com funcionários na última segunda-feira (15). “A ideia, segundo ele, é criar ‘uma novelinha com atores de verdade, jovens atores’, justamente para ativar o digital da TV Globo e dialogar com novas plataformas e linguagens”, escreveu a colunista.

A Malhação, projeto da emissora voltado para o público adolescente, marcou gerações, mas foi descontinuado em 2020.Na época, a temporada Toda Forma de Amar, protagonizada por Alanis Guillen e Pedro Novaes, precisou se encerrada às pressas devido ao avanço da pandemia de coronavírus.

Continua após a publicidade

A temporada seguinte, escrita por Priscila Steinman, batizada de Transformação, foi engavetada pela direção e o horário dedicado às produções voltadas para o público mais jovem foi deixado em aberto.

Tradicionalmente, jovens talentos da dramaturgia brasileira eram apresentados ao público e cresciam profissionalmente por meio do projeto. Esse é o caso de nomes como Agatha Moreira, Nicolas Prattes, Sophie Charlotte, Alice Wegmann, Marjorie Estiano, Rafael Vitti e outros.

Segundo a colunista, o projeto vertical será como uma reestruturação desse modelo voltado para a juventude, além de um espaço de retomar  formação artística dentro de sua própria emissora.

Continua após a publicidade

Nas redes sociais, a novidade bombou, mas parece que o público não curtiu o possível formato escolhido pela TV Globo. A principal crítica é que produzir para redes sociais vai contra a ideia original do programa, que também pretende criar novas gerações de noveleiros preparados para consumir produções adultas do canal.

Continua após a publicidade

Como nossos pais?

Em reportagem para a CAPRICHO, o jornalista Arthur Ferreira, investigou como novelas recentes da emissora e outras, produzidas por streamings, voltaram ao gosto do público jovem (leia o texto aqui).

“Durante um bom tempo, novelas foram tratadas por muitos jovens como um hábito do passado, um programa que “era da época da minha mãe”. Mas, de uns tempos pra cá, a teledramaturgia tem reconquistado espaço no coração (e na timeline) da Geração Z, que está redescobrindo o gênero com um olhar mais conectado com suas vivências”, escreve o jornalista.

Beleza Fatal, a novela original da Max fez bonito em números: segundo a Warner, mais de 2 milhões de pessoas assistiram ao final da trama simultaneamente na plataforma. Muita gente jovem entre elas — incluindo quem jurava que “não era noveleiro”.

Continua após a publicidade

A mesma coisa aconteceu com a trama de Garota do Momento, que pegou a nossa galera de jeito (e o elenco virou até capa da CAPRICHO). “O elenco me chamou a atenção, muitos nomes que conhecia desde a infância. E o protagonismo negro me fez me identificar ainda mais. Mesmo sendo ambientada em 1958, é super atual”, comenta Ana Beatriz Souza, da Galera CAPRICHO.

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade