Oscar 2025: Karla Sofia Gascon é a 1ª atriz trans indicada ao Oscar

"Muito obrigada, academia", escreveu Sofia em uma publicação nas suas redes sociais, após o anúncio.

Por Andréa Martinelli 23 jan 2025, 14h32
O

anúncio dos indicados ao Oscar 2025 trouxe feitos históricos. Além do Brasil indicado três vezes em categorias da premiação, a atriz Karla Sofia Gascón, protagonista de Emilia Pérez, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz e esta é a primeira vez que uma atriz trans chega a uma indicação como essa na premiação.

No longa, ela intepreta Manitas, um traficante mexicano que passa por uma transição e, então, temos Emilia Pérez. O filme é um musical, mas que tem toda uma trama dramática em torno de um crime e tem sido alvo de muitas críticas. Entre elas, o fato de ser dirigido por um diretor francês que não fala espanhol, ter sido filmado na frança e não ter mexicanos no elenco.

Continua após a publicidade

“Muito obrigada, academia”, escreveu Sofia em uma publicação nas suas redes sociais, após o anúncio. Ela é uma das atrizes que concorre com Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz. Sofia já elogiou a adversária abertamente diversas vezes.

“Eu conheci a Fernanda pessoalmente. Ela é uma mulher maravilhosa e uma atriz incrível, que merece todo o reconhecimento do mundo”, declarou Gascón à Folha de S. Paulo.

“Fiquei muito feliz com o Globo de Ouro dela e por estarmos juntas nesta temporada de premiações. Dá para ver que, como eu, ela põe muito amor no trabalho que faz. Ela é uma mulher que merece todo tipo de prêmio.”

Continua após a publicidade

Por outro lado, ela também criticou os fãs brasileiros do filme, que tem usado Ainda Estou Aqui para criticar Emilia Pérez. “

“Não gosto disso. Acho feio usarem a minha atuação ou o meu filme como uma plataforma para elogiar Fernanda Torres ou o filme dela, entende? Para ressaltar o trabalho de uma atriz, não é necessário desmerecer o trabalho de outra”, disse à Folha.

Continua após a publicidade

O filme é elogiado por sua originalidade e é queridinho da crítica, apesar de todos os apontamentos do público.

A cerimônia do Oscar acontece em 2 de março de 2025. Anote aí e já vai preparando a pipoca.

Publicidade