Para AURORA, suas músicas “ganham vida” quando está no Brasil

Em entrevista exclusiva à CAPRICHO, a cantora norueguesa nos contou mais detalhes sobre o processo criativo de 'What Happened To The Heart?'

Por Arthur Ferreira Atualizado em 29 out 2024, 15h43 - Publicado em 8 jun 2024, 19h00

A superstar norueguesa AURORA está de volta com seu sexto álbum de estúdio, What Happened To The Heart?, que foi lançado na última sexta-feira, 07 de junho Em entrevista exclusiva à CAPRICHO, a cantora compartilhou detalhes íntimos sobre o processo criativo por trás deste novo projeto e mandou um recado para seus fãs brasileiros.

“Sinto saudades de vocês e mal posso esperar para voltar ao Brasil. Minhas músicas ganham vida quando estou no Brasil e vejo isso através das pessoas. Vocês são perfeitos”, nos contou a cantora que já tem data marcada para voltar ao país ainda em 2024.

Em abril de 2022, AURORA leu uma carta que mudou sua vida. Intitulada ‘We Are the Earth Ela’, ela foi coescrita por ativistas indígenas e clamava por uma revolução: uma resposta coletiva ao aquecimento global para “curar a terra”. Eles descreveram estar conectados à terra “através de nossos corações” e a terra como “o coração que pulsa dentro de nós”. A carta levou AURORA a pensar na pergunta que é o título do projeto: “O que aconteceu com o coração?”

AURORA começou a escrever o novo disco enquanto viajava turnê do álbum The Gods We Can Touch, com apenas uma regra: ela só poderia escrever em espaços inseguros, para construir sua armadura. Durante suas viagens, a cantora teve a oportunidade de conhecer líderes tribais femininas da Colômbia, Brasil e Argentina, o que também influenciou profundamente sua arte.

“Esses líderes indígenas do mundo pedem que o mundo escute mais a Terra, o coração e seja menos guiado pela mente na forma como gerenciamos o mundo. As áreas de terra que eles defendem são as mais importantes para a saúde de todo o nosso planeta, pois a biodiversidade que existe nesses lugares é insubstituível”, afirmou AURORA.

Continua após a publicidade

Agora há pouca bondade na forma como fazemos as coisas. Foi importante para mim mergulhar profundamente nos valores dos povos indígenas ao redor do mundo, porque eles falam verdades muito importantes e lutam mais para preservar o meio ambiente

AURORA sobre a inspiração de seu novo disco

 

Ao ser questionada sobre como foi esse processo criativo, ela explicou: “Para este álbum, eu precisava estar em lugares tranquilos, em lugares barulhentos, em casa e depois bem longe de casa. Foi importante para mim acessar partes muito diferentes de mim mesma, porque o local onde você está influencia muito como a música soa. Eu queria estar em sintonia com o mundo e sentir a dor dele e minha própria dor enquanto escrevia este álbum e ver quem eu me tornaria se seguisse um caminho destrutivo ou um caminho de cura.”

View this post on Instagram

A post shared by AURORA (@auroramusic)

Descrevendo o novo álbum como “o mais pessoal e catártico” que já escreveu, AURORA revelou os desafios enfrentados ao explorar temas íntimos: “Acho que minha experiência com a minha dor foi para tentar garantir que houvesse luz suficiente na arte que eu estava criando. Foi um processo muito interessante.”

Continua após a publicidade

Com a turnê do novo disco se aproximando, AURORA falou sobre como planeja traduzir a mensagem e a energia do álbum para o palco ao vivo: “Através do meu coração e do meu corpo, para os corações e corpos do público”.

“A ferramenta mais importante é a própria música. Tudo mais é meio que secundário. Eu tenho me apaixonado cada vez mais por brincar com o mundo visual nas turnês. Vou me certificar de que pareça que as pessoas estão entrando em um novo tipo de mundo e que todos se sintam em casa ali. Estou muito animada.”

Recentemente, a norueguesa também revelou anunciou que trará a turnê ao Brasil em uma apresentação única em São Paulo. O show, intitulado What Happened To The Heart? Part 3, será realizado no dia 16 de novembro, no Espaço Unimed. Os ingressos estarão disponíveis para compra a partir de 29 de maio, às 10h, no site da Eventim.

AURORA também compartilhou suas lembranças da primeira visita ao Brasil, em 2017, destacando a paixão e entusiasmo do público brasileiro: “Eu me lembro da primeira vez que estive no Brasil. Foi diferente de tudo o que eu já tinha experimentado. Foi muito bonito. Eu adorei.”

Continua após a publicidade

 

Eu amo quando as pessoas expressam suas emoções. Eu adoro que as pessoas cantem o mais alto que podem e não tenham medo de fazer isso. Acho muito revigorante e incrivelmente bonito

AURORA sobre seus fãs brasileiros

Escute o álbum What Happened To The Heart?:

Desde o início de sua carreira em 2014 com o lançamento de Runaway, AURORA tem se destacado no cenário do pop alternativo. Reconhecida como um “anjo” por Katy Perry, sua popularidade cresceu rapidamente. Em 2022, lançou o álbum “The Gods We Can Touch”, que acumulou mais de 2,6 bilhões de streams. A última passagem de AURORA pelo Brasil foi no Lollapalooza Brasil 2023, em março do ano passado.

Publicidade