Para os brasileiros, o problema não foi Fernanda Torres perder o Oscar

E, sim, ela e Demi Moore ter perdido a estatueta para Mikey Madison na categoria de Melhor Atriz

Por Juliana Morales 3 mar 2025, 12h07

Ainda Estou Aqui fez história ao garantir a primeira estatueta do Brasil na 79ª edição do Oscar em uma vitória emocionante na categoria de Melhor Filme Internacional. Isso já é um feito maravilhoso e um motivo gigantesco para a gente comemorar. Mas é inegável que o resultado poderia ter sido ainda melhor se Fernanda Torres tivesse levado o de Melhor Atriz.

Além de sua atuação como Eunice Paiva ter sido espetacular e merecedora de muito reconhecimento, a indicação de Fernanda Torres por si só já foi histórica e emocionante, já que a atriz é apenas a segunda brasileira indicada na categoria. A primeira foi sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1999 por Central do Brasil. O momento é considerado um ‘roubo’ e, muitos brasileiros viram a edição de 2025 como uma oportunidade de Torres ‘vingar’ a mãe e todo o país.

No entanto, no fim, quem levou a melhor na categoria foi Mikey Madison por seu papel em Anora – e esse foi o grande problema, segundo muitos brasileiros na internet. Apesar do filme do diretor Sean Baker também ter sido aclamado pela crítica assim como a atuação de Madison, quem era vista como principal concorrente de Fernanda Torres em Melhor Atriz e que dividia com ela o posto de favorita era Demi Moore, que concorreu por seu trabalho em A Substância.

O ponto da galera nas redes sociais é que ficariam chateados com a derrota de Torres (afinal, todo mundo estava torcendo muito), mas seria mais compreensível se ela tivesse perdido para Moore. Muitos internautas ainda fizeram um paralelo entre a arte e a realidade, apontando que A Substância mostra como a indústria do entretenimento se importa com a juventude e a beleza, e o resultado acabou reforçando a crítica do filme.

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

 

Como já falamos aqui na CAPRICHO e, mais do que nunca, vale lembrar e reforçar: nós já ganhamos algo muito maior que um Oscar de Fernanda Torres. Com sua visibilidade, ela está educando o mundo com sobre o que é ser brasileiro e trazendo reflexões sobre a nossa cultura e autoestima das quais precisamos muito. Você é nosso orgulho, Nanda!

Publicidade