Por que estamos coletivamente viciados em ‘Resenha do Arrocha’

Parece que J. Eskine criou a 'Faroeste Caboclo' desta geração. A música está hitando desde dezembro e não para de crescer.

Por Juliana Kataoka Atualizado em 14 mar 2025, 19h31 - Publicado em 9 mar 2025, 15h19
A

ntes mesmo do Carnaval, “Resenha do Arrocha”, parceria entre J. Eskine e Alef Donk, já havia conquistado o TikTok. Mas, em meio a tantos arrochas de sonoridade semelhante, a faixa não se destacava de imediato.

Foi a campanha de “Ainda Estou Aqui” que fez a música sair da bolha. O trecho sobre “jogar no coroa” tornou-se trilha sonora de inúmeras fancams do diretor Walter Salles, que já não é novinho, mas voltou a ser galã da vez com a atenção que o filme ganhou.

No Carnaval, a música só cresceu e a partir daí, a atenção voltou-se para outras partes da música, e as pessoas perceberam que era uma mais maluca que o outra.

@byeclipsz

calma vida que é o walter salles totalmente indicado 😝 | #waltersalles #fernandatorres #oscar2025 #aindaestouaqui #fyp

♬ Resenha do Arrocha – J. Eskine & Alef Donk

Continua após a publicidade

Cada trecho funciona praticamente como uma mini-crônica, com humor, sem muito filtro e com muito freestyle, relata histórias parecidas com aquelas compartilhadas numa resenha com os amigos.

Apesar de seus cinco minutos de duração — uma eternidade para os padrões do TikTok —, a canção dribla essa regra de tempo com uma quantidade de trechos virais que fazem parecer que há diversas músicas dentro de uma só.

Continua após a publicidade

A cada semana, um novo pedaço viraliza na plataforma, mantendo a faixa constantemente em evidência.


Além disso, Resenha do Arrocha traz temas atuais, como o “tigrinho”, refletindo a realidade de muitos brasileiros que se envolvem em jogos de azar, sonhando em gastar o dinheiro que ainda nem ganharam nas noitadas.

Outro destaque à parte é a versão clean da música. Originalmente muito explícita e cheia de palavrões, a necessidade de uma versão família resultou em uma adaptação tão descaracterizada da original que acabou se tornando mais engraçada só por isso.

Continua após a publicidade

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por 𝕽. (@rib.rafaella)


A internet está reconhecendo a genialidade da música com inúmeros memes, especialmente sobre sua melodia irresistível e interpretação engajada, que conquista até aqueles que geralmente não apreciariam o gênero.

Recentemente, J. Eskine apareceu no bloco da Anitta, e a reação surpresa e encantada da cantora aos receber a explicação dos versos só evidencia o impacto da música.

@portelagx2

a anitta entendendo o que significa a letra de resenha do arrocha nos ensaios 😂

♬ som original – Guilherme Portela (secundaria)

Vale ressaltar que J. Eskine já não é um artista de um hit só. No perfil do artista no Spotify, temos “Resenha do Arrocha 2.0”, “Resenha do Arrocha 3.0”, com milhões de reproduções, e “Ex-My Love” já está viral no TikTok.

Continua após a publicidade

Se a criatividade do artista continuar fluindo nesse ritmo, com pedradas cheias de espontaneidade, humor e a leveza de uma resenha, é certo que ouviremos outros muitos trechos do artista ainda por um tempo.

 

Publicidade