Quem são os criminosos brasileiros retratados na série Tremembé

Produção da Prime Video mergulha em crimes que chocaram o país e promete mostrar os bastidores do “presídio dos famosos”

Por Arthur Ferreira 6 set 2025, 15h00
O

Prime Video anunciou que no dia 31 de outubro estreia Tremembé, série brasileira que promete ser uma das produções mais comentadas do ano. Inspirada nos livros do jornalista Ulisses Campbell, a trama se passa dentro da Penitenciária Feminina e Masculina de Tremembé, em São Paulo, apelidada de “presídio dos famosos” por abrigar alguns dos criminosos mais conhecidos do país.

Com nomes de peso no elenco, como Marina Ruy Barbosa, Bianca Comparato, Felipe Simas, Kelner Macêdo, Carol Garcia, Anselmo Vasconcelos e Letícia Rodrigues, a série promete recriar casos que marcaram a memória coletiva do Brasil.

Mas afinal, quem são os personagens reais que inspiram a história?

Suzane von Richthofen (Marina Ruy Barbosa)

Em 2002, Suzane chocou o país ao planejar a morte dos pais, Manfred e Marísia von Richthofen, em São Paulo. O crime foi cometido junto com o então namorado Daniel Cravinhos e o cunhado Cristian. Condenada a 39 anos e 4 meses de prisão, Suzane passou boa parte da pena em Tremembé, onde ficou conhecida como uma das detentas mais emblemáticas do sistema prisional. A série também promete mostrar o polêmico triângulo amoroso formado por Suzanne, Elize Matsunaga e Sandrão.

Em 2021, dois filmes baseados nesse crime foram lançados: A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais, apresentando as versões conflitantes de Daniel e Suzane no julgamento. Os longas estrelados por Carla Diaz e Leonardo Bittencourt.

Daniel Cravinhos (Felipe Simas)

Namorado de Suzane na época, Daniel foi apontado como um dos executores do assassinato do casal Richthofen. Ele recebeu pena de 39 anos de prisão.

Continua após a publicidade

Cristian Cravinhos (Kelner Macêdo)

Irmão de Daniel, Cristian também participou do assassinato e foi condenado a 38 anos e 6 meses de prisão. Em 2018, ele voltou a ser preso por porte ilegal de armas e tentativa de suborno a policiais.

Elize Matsunaga (Carol Garcia)

O caso Elize ficou marcado pela brutalidade e repercutiu mundialmente após virar documentário na Netflix. Em 2012, Elize matou e esquartejou o marido Marcos Kitano Matsunaga, herdeiro da Yoki. Ela foi condenada a 16 anos e 3 meses de prisão por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

Anna Carolina Jatobá (Bianca Comparato) e Alexandre Nardoni (Lucas Oradovschi)

O crime que envolveu o casal Nardoni é considerado um dos mais impactantes dos anos 2000. Em 2008, Isabella Nardoni, de apenas 5 anos, morreu após ser jogada do sexto andar do prédio onde o pai morava, em São Paulo. Alexandre foi condenado a 31 anos de prisão, enquanto Anna Carolina recebeu pena de 26 anos e 8 meses.

Roger Abdelmassih (Anselmo Vasconcelos)

Ex-médico renomado da área de reprodução assistida, Abdelmassih foi condenado a mais de 100 anos de prisão por estupro e atentado violento ao pudor contra dezenas de pacientes. Seu caso revelou o lado sombrio de um profissional que era referência na medicina.

Continua após a publicidade

Sandra Regina Gomes, a “Sandrão” (Letícia Rodrigues)

Conhecida como “Sandrão”, foi condenada a 27 anos de prisão pelo sequestro e assassinato de um adolescente em 2003.

+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade