Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia
Este ano, a rainha comemorou o Jubileu de Platina, completando 70 anos de reinado - um feito inédito entre os monarcas britânicos
Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) no Castelo de Balmoral, na Escócia. Aos 96 anos de idade, a monarca comemorou seu Jubileu de Platina este ano – se tornando a primeira monarca britânica com um reinado de 70 anos e a segunda em toda a história com mais tempo em atividade.
Após especulações sobre o seu estado de saúde, a confirmação de sua morte chegou por meio de um comunicado no perfil oficial da Família Real Britânica. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte [na linha de sucessão] permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, diz a publicação.
Atravessando a história, a rainha liderou o país durante crises, guerras e dilemas e controvérsias da monarquia, viu? Se tornando uma verdadeira líder e dedicando sua vida à coroa.
O príncipe William, filho de Lady Di e o príncipe Charles, é o segundo na linha de sucessão do trono; agora, pós sua morte, o pouco amado príncipe Charles se prepara para assumir o posto e já é chamado de rei pelo Palácio de Buckingham.
O rei, que agora será chamado de Charles III deve se reunir com a primeira-ministra britânica, Liz Truss, amanhã, sexta-feira (8). Charles também deve se dirigir à nação e à Comunidade Britânica.
70 anos, uma vida inteira de reinado
A notícia de estado de saúde de Elizabeth II veio à público na manhã de hoje. Fontes não oficiais disseram que seu estado de saúde exigia cuidados, sem dar detalhes. Um aviso também foi feito ao Parlamento durante a fala de Liz Truss, primeira-ministra da Inglaterra oficializada nesta semana pela Rainha. Além disso, toda a Família Real foi convocada para ir ao encontro da monarca, incluindo filhos e netos.
As comemorações do Jubileu de Prata da Rainha Elizabeth II foram realizadas em Londres, na Inglaterra, para celebrar os 70 anos de reinado da monarca. Na época, aviões da Força Aérea performaram no céu, colorindo-o com as cores da bandeira do Reino Unido. Além disso, festejos também rolaram em outras partes da Grã-Bretanha e do mundo.
À tarde, após a notícia de sua morte ser divulgada, uma imagem de um arco íris duplo no céu de Londres, na região do palácio de Buckingham, circulou nas redes sociais – olha só:
One heck of a rainbow on London Bridge pic.twitter.com/9h4STKM9Xc
— Captain Haddock (@JXB101) September 8, 2022
O aparecimento dos fenômeno nos céus da cidade motivaram ainda mais os moradores locais a manifestarem seu carinho e lástima pela perda rainha.
A rainbow has appeared opposite Buckingham Palace over crowds hoping for better news on the Queen’s health @itvnews pic.twitter.com/UsE0CM0siP
— Romilly Weeks (@romillyweeks) September 8, 2022
E os brasileiros também se impressionaram:
Um arco-íris duplo brilhou para a multidão reunida do lado de fora do Palácio de Buckingham, em Londres, reunida para lamentar a morte de Elizabeth. Acompanhe a cobertura: https://t.co/pKBdh36Soe pic.twitter.com/AxXZm70tQN
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) September 8, 2022
O que foi esse céu em Londres hoje?! 🌈 arco-íris duplo! pic.twitter.com/BzbPfS1VEb
— Thaïs Gar – First, do no harm (@ThaisConexao) September 8, 2022
Londres – Após confirmação da morte da Rainha Elisabeth, arco-íris surge em frente ao Palácio de Buckigham, em Londres. pic.twitter.com/1hsvg66xEg
— nos trends brasiL🇧🇷 (@nostrendsbrasil) September 8, 2022
Arco-íris se forma no céu de Londres, logo após anuncio da morte da Rainha Elizabeth. Arrepiante! pic.twitter.com/X696umaGAK
— Renata Camillo 2️⃣2️⃣🇧🇷🙈🙉🙊 (@camillo_renata) September 8, 2022
Você fez história, “Betinha”! Descanse em paz ❤️