Rebecca fará show no Rock in Rio para “mostrar a potência da favela”

A cantora subirá no Palco Sunset ao lado de MC Soffia, MC Daniel e Funk Orquestra no primeiro dia do festival (13/7)

Por Arthur Ferreira Atualizado em 29 out 2024, 15h57 - Publicado em 15 abr 2024, 16h43
P

resença confirmada na próxima edição do Rock In Rio, Rebecca subirá ao Palco Sunset ao lado de MC Soffia e MC Daniel para o show do Funk Orquestra no dia 13 de setembro, o primeiro dia da edição de 2024 do festival. A cantora que é dona dos hits Deslizo e Jogo, Ao Som do 150 e Barbie, se tornou um dos maiores nomes do funk nos últimos anos.

No mesmo dia que Rebecca, o Palco Sunset também receberá outros grandes nomes do funk, trap e do rap como MC Cabelinho, Coral das Favelas, Orochi, Veigh e Kayblack. Em material exclusivo divulgado para a CAPRICHO, a cantora refletiu sobre a diversidade do line-up do festival e como isso reflete na representatividade e inclusão na indústria musical. “Eu vejo como um avanço dos movimentos sociais. Nós sabemos que os festivais ainda são muito elitizados, e a presença de pessoas pretas, seja no palco ou na plateia, ainda é muito menor, e isso se dá por questões sociais e diversas”, compartilhou Rebecca.

“A música é muito importante para lutar contra essa realidade, porque quando passamos a ser representados, seja em qualquer esfera na indústria, as portas passam a se abrir não só para quem chega nessa posição, mas para muitos que crescem sem nenhuma referência”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Sendo uma das grandes referências atuais para o movimento de empoderamento da mulher preta, Rebecca não tem medo de assumir sua identidade e canta sobre liberdade no funk. Ainda que reconheça os avanços que estão acontecendo na música, Rebecca reconhece que a luta por representatividade ainda está longe de ser vencida:

Por muito tempo, as oportunidades não chegavam, mas estamos conseguindo mudar essa realidade. Sabemos que esses são pequenos passos em um longo caminho que ainda precisamos percorrer para ter uma realidade justa.

Quando um grande festival traz um line-up como esse, com artistas do funk, trap e rap, três vertentes de sons que vêm das comunidades, é uma celebração da cultura, beleza e potência de vozes que vem de uma realidade totalmente marginalizada

Rebecca sobre a presença de artistas da periferia em festivais
Continua após a publicidade

A cantora ainda destacou que a apresentação no Rock In Rio será um momento muito importante para desconstruir estereótipos e enaltecer a cultura das comunidades. “Precisamos celebrar a mudança que estamos fazendo, enaltecer quem veio antes e seguir lutando para que a nova geração que está vindo por aí tenha muitas oportunidades e que as pessoas passem a valorizar a nossa cultura”, continuou. “Claro que essa luta não é de agora, muitas outras mulheres pretas e artistas das comunidades precisam levantar vozes numa época bem mais difícil e isso possibilitou que hoje estivéssemos aqui.”

Acredito que não só o meu propósito, mas de cada um dos artistas que subirão ao palco, é mudar as narrativas e desconstruir estereótipos que ao longo dos anos a indústria fortaleceu e mostrar a potência da favela

Rebecca sobre sua apresentação no Rock In Rio

Confira o anúncio do line-up do Palco Sunset do Rock In Rio no dia 13 de setembro:

View this post on Instagram

A post shared by Rock in Rio (@rockinrio)

O Rock in Rio acontece durante duas semanas, entre os dias 13, 14, 15 e 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024.

Publicidade