Wagner Moura é o ator favorito ao Oscar 2026 pelo The Hollywood Reporter
Segundo colunista mais lido de Hollywood, o baiano pode desbancar grandes nomes que estão na disputa pela estatueta de Melhor Ator
agner Moura lidera a lista de previsões dos indicados ao Oscar 2026, na categoria Melhor Ator, do chefe de cobertura de premiações do The Hollywood Reporter. Segundo Scott Feinberg, um dos colunistas mais lidos do ramo, a atuação do artista baiano em O Agente Secreto supera Leonardo DiCaprio, Timothée Chalamet, Michael B. Jordan e George Clooney, respectivamente.
Além dessa categoria, Scott aponta que o filme de Kleber Mendonça Filho permanece entre os três favoritos em Melhor Filme Internacional. A obra ainda não integra listas como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, mas segundo ele ainda existem chances na maioria dos casos.
“As previsões de Scott não refletem necessariamente suas preferências pessoais. Seu objetivo não é defender o que ele acha que os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deveriam fazer, mas sim projetar o que eles farão . Ele chega a essas projeções assistindo a muitos filmes, analisando suas campanhas, conversando com eleitores e estudando a história e as estatísticas relevantes”, diz uma nota que antecede os palpites de Feinberg.
Essa lista de Scott Feinberg, que apresenta as possibilidades tanto de Wagner quanto de O Agente Secreto, é atualizada com certa frequência levando em conta fatores como: estreias de possíveis indicados, eventos com exibidores, festivais de cinema, audiência e ocupação das salas domésticas dos EUA, bem como os embargos que ainda não caíram, caso de Avatar: Fogo e Cinzas, Wicked: Parte 2, entre outros.
O filme brasileiro que chega aos nossos cinemas em 6 de novembro de 2025, tem feito barulho no cenário internacional. Depois de vencer os prêmios de Melhor Ator e Melhor Direção no Festival de Cannes, o longa foi comprado pela Neon, distribuidora responsável pelos vencedores do Oscar Anora e Parasita.
Conheça a trama de ‘O Agente Secreto’
Durante uma semana de Carnaval do Recife, Pernambuco, em 1977, Marcelo percebe que há algo errado: os vizinhos o observam demais, a cidade parece engolida por um clima de tensão, e o que era para ser um recomeço vira uma teia de conspirações. O protagonista se vê no meio de uma rede de espionagem alimentada por um regime que usa a tecnologia como arma de controle.
Misturando elementos de thriller político e drama histórico, O Agente Secreto promete nos apresentar uma narrativa tensa que joga luz sobre os mecanismos da repressão, da vigilância e do medo durante a ditadura. A trama aborda temas como identidade, trauma e o impacto do autoritarismo no cotidiano das pessoas. É mais uma obra que reafirma a visão crítica de Kleber Mendonça Filho, já conhecido em Cannes por Aquarius (2016) e Bacurau (2019).
Wagner Moura volta ao cinema brasileiro depois de se destacar em produções internacionais como Sergio (2020) e Guerra Civil (2024). O elenco ainda traz nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Alice Carvalho, Isabél Zuaa e Udo Kier.
Será que vem indicação por aí?
+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.