Alessandro Michele traz maximalismo para desfile de estreia na Valentino
Estilista misturou referências do passado com sua própria identidade em coleção apresentada na semana de moda de Paris
lessandro Michele apresentou seu desfile de estreia no comando da Valentino na semana de moda de Paris neste domingo (29), trazendo o maximalismo característico de suas criações. Essa, no entanto, não foi a primeira vez que vimos o estilista à frente da grife italiana; em junho, dois meses após ter sido anunciado no cargo, lançou de surpresa a coleção ‘Avant les Débuts‘(‘Antes do Debut’, em português), que dividiu opiniões ao ser comparada com seu anterior trabalho de sucesso na Gucci. Agora, a diferença é que ele traz mais referências do passado em uma mistura com elementos de sua própria identidade.
A coleção chamada ‘Pavillon des Folies‘ (termo que pode ser traduzido como ‘Pavilhão das Loucuras’) foi exposta em uma passarela de espelho rachado, diante de um cenário que tinha luminárias e móveis cobertos por lençóis brancos, lembrando uma casa que, após tempos fechada, estava sendo reaberta. Nos 85 looks apresentados, Michele misturou suas características autorais com códigos que fazem parte do DNA da Valentino, resultando, assim, em um resgate do passado e um olhar para o futuro.
Ao mesmo tempo em que homenageou o icônico tom de vermelho ligado à marca, bem como a alfaiataria tradicional da casa, em especial na década de 1980, o designer não hesitou em imprimir seu conhecido estilo maximalista nas roupas e no styling, além de referências dos anos 1950 e do movimento hippie, que compõem sua chamada ‘estética de brechó’, com cores vibrantes, camadas, brilhos e babados.
A viagem no tempo proporcionada pelo visuais também pode ser considerada uma homenagem ao legado da Valentino, mesclando silhuetas e acabamentos de diferentes décadas do século XX. Meia-calça de renda, jaquetas ‘ladylike’, pérolas, laços, estampa de poá, óculos de sol redondos, luvas… Tudo junto e misturado!
Depois de sua dramática trajetória na Gucci, não há dúvidas de que Michele sabe transitar entre o vintage e o moderno, atingindo gerações mais jovens e potenciais novos consumidores, e parece que sua empreitada na Valentino pode levar a grife a um patamar parecido.
Já estamos ansiosas para saber quais celebridades serão parceiras do diretor criativo nessa nova fase – o cantor Harry Styles, por exemplo, assistiu ao desfile na primeira fila; será que em breve o veremos usando algum dos looks da coleção? Façam suas apostas!