#ColunadaGi: 5 dicas para montar uma loja online

Já faz um tempão que montar uma loja de roupas estava nos meus planos. Minha mãe tem loja desde que eu era pequenininha, e sempre ajudei ela com tudo que podia – adorava fazer isso. Agora, que finalmente consegui colocar meus planos em prática e montei a minha amada Holy Girl (em versão online), aprendi […]

Por Da Redação Atualizado em 4 nov 2024, 10h38 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

Já faz um tempão que montar uma loja de roupas estava nos meus planos. Minha mãe tem loja desde que eu era pequenininha, e sempre ajudei ela com tudo que podia – adorava fazer isso. Agora, que finalmente consegui colocar meus planos em prática e montei a minha amada Holy Girl (em versão online), aprendi muita coisa legal que pode ajudar quem também tem esse sonho. Hoje, vim trazer 5 dicas pra quem não sabe por onde começar!

1- Os produtos: sem mercadoria não rola! E a cara da sua loja vai se dar, principalmente, pelo produto que você escolher pra colocar à venda. Primeiro, você tem que optar por algum segmento (roupa, maquiagem, decoração, eletrônicos, enfim…) e ir atrás de fornecedores. Também rola de fazer produtos artesanais (caso você tenha esse dom, claro), trazer produtos de fora do país (se você viaja bastante) ou até vender produtos personalizados com desenhos seus (caso você seja uma boa ilustradora, hehe). Existe espaço pra tudo no mercado, basta escolher a área em que você quer se encaixar.

2- A plataforma: pra expor o seu produto na internet, você vai precisar criar um site, certo? Parece algo complicado, mas há plataformas de e-commerce superfáceis de usar. Você monta sua loja rapidinho! Claro que existem algumas limitações, mas, pra começar, é uma mão na roda. Eu gosto bastante do Iluria e do Tanlup. Neles, dá pra você personalizar o layout, gerenciar seus produtos e vendas, conversar com os clientes através da própria plataforma, enfim… os recursos são excelentes!

3- Os meios de pagamento: o maior medo das pessoas na hora de comprar na internet é a falta de segurança. Por isso, nada melhor do que garantir ao seu cliente que nada vai sair errado durante o processo! A maneira mais fácil e certeira de fazer isso é contratando uma empresa de pagamento online bem conhecida e que aceite todos os cartões de crédito, débito online, boleto bancário e outros! Mas claro que esse serviço não sai de graça. Você vai ter que pagar algumas taxas.

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4- As fotos: uma boa foto pode multiplicar infinitamente o seu poder de venda! E a qualidade delas precisa ser boa. O produto deve ser fotografado de todos os ângulos possíveis para que o cliente tenha uma noção de como a peça é ao vivo. Caso seja uma roupa, por exemplo, é bacana chamar uma modelo (pode ser você mesma ou uma amiga) e produzi-la bastante pra valorizar ainda mais o seu produto. Como eu não tinha dinheiro pra bancar um estúdio de verdade pra fazer as fotos da minha loja, peguei uma lona branca fosca, pendurei na parede de casa e aproveitei a luz do dia para fotografar no meu estúdio improvisado, hahaha.

5- A divulgação: um bom planejamento de divulgação também pode fazer toda a diferença! Você pode pedir pras amigas passarem a informação no boca a boca, pode enviar peças para blogueiras usarem em looks do dia e até pagar por publicidade em meios de comunicação, desde uma foto no Instagram até um comercial de TV (se você for rhyyyyyyca, é claro, hahahaha). Mas ó, fica a dica! Nada mais chato do que gente que posta link da loja nas páginas de redes sociais alheias implorando por uma visita. Se sua loja for legal, ela será divulgada naturalmente pelos próprios clientes e visitantes :D.

Alguém por aí tem planos de montar uma lojinha? Espero que tenham gostado do post e boa sorte para o possível novo negócio de vocês!

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