Criola resgata cultura afro-brasileira em uniforme do skate nas Olimpíadas

Artista visual conta como foi desenvolver coleção, que será usada por skatistas em Paris, em parceria com a Adidas

Por Sofia Duarte Atualizado em 29 out 2024, 15h33 - Publicado em 26 jul 2024, 18h00
J

unto com a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), a Adidas ficou responsável por desenvolver a coleção de roupas que vestirá os atletas do skate nas Olimpíadas de Paris 2024. A etiqueta esportiva convidou a artista visual Criola, natural de Belo Horizonte, para imprimir nas peças códigos de sua identidade, que mergulha no legado afro-brasileiro e celebra mulheres negras. Em entrevista à CAPRICHO, ela conta sua visão sobre a relação entre moda, arte, cultura urbana e skate.

“Eu uso muitas cores e formas geométricas no meu trabalho, e eu tive que escolher cores características do nosso país. Então, foi um desafio bom, porque eu saí da minha zona de conforto”, afirma Criola, referindo-se às estampas que podemos ver nos itens da linha.

Uniforme dos skatistas brasileiros nas Olimpíadas de Paris 2024 criado pela Adidas e pela artista visual Criola
Uniforme dos skatistas brasileiros nas Olimpíadas de Paris 2024 criado pela Adidas e pela artista visual Criola Adidas/Divulgação
Continua após a publicidade

“Meu trabalho fala sobre a valorização de mulheres pretas, fala sobre a nossa brasilidade, sobre negritude, sobre ser uma mulher negra afrodiaspórica no Brasil. E traz, através de imagens visuais, esse resgate mesmo da nossa identidade, da nossa cultura. Gosto muito de cores vibrantes, porque eu acredito que a cor é uma forma de cura”, completa.

Criola também ressalta sua conexão com a moda, as ruas e o skate. “As artes que eu faço na cidade são como se fossem uma estampa da rua. E eu sou formada em design de moda, então, para mim, moda e arte sempre foi um ambiente muito confortável em que eu consigo transitar com muita facilidade. Então, essa coleção tem tudo disso, um pouco de cor, arte, brasilidade e retrata um pouco da nossa cultura.”

O grafite, a cultura urbana, a arte de rua e o skate são muito próximos, o suporte à rua. E tá sendo muito bonito e emocionante para mim ver os nossos atletas vestindo essas peças”, conclui.

Continua após a publicidade

@capricho

A CH está em clima Olímpico! 🏅Acompanhamos nesta quinta-feira (25), o lançamento oficial do uniforme do time Brasil (@timebrasil) se skate! E todas as peças tiveram uma mente muito talentosa por trás, viu? Simplesmente ela: @criola___! ✨💕 ✨Um trechinho desse papo vocês conferem agora! E a matéria completa, da nossa repórter de moda e beleza, @sofiaskywalker, sai ainda hoje no site da CH! E vocês, estão animadas e animados em assistir a nossa fadinha @rayssalealsk8 nas Olimpíadas 2024? #olimpiadas #olimpiadas2024 #skate

♬ Cafe music, corporate VP, comfortable(1277239) – zukisuzuki

O skate nas Olimpíadas já começa neste sábado (27), com o street masculino, representado por Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e o vice-campeão em Tóquio 2020, Kelvin Hoefler. No domingo (28), no feminino, teremos Gabriela Mazetto, Pâmela Rosa e Rayssa Leal. Já na modalidade park, que acontece nos dias 6 e 7 de agosto, os atletas brasileiros classificados são Augusto Akio, Luigi Cini, Pedro Barros, Dora Varella, Isadora Pacheco e Raicca Ventura.

Uniforme dos skatistas brasileiros nas Olimpíadas de Paris 2024 criado pela Adidas e pela artista visual Criola
Felipe Gustavo usando uniforme dos skatistas brasileiros nas Olimpíadas de Paris 2024 criado pela Adidas e pela artista visual Criola Adidas/Divulgação

Quem aí está ansioso para acompanhar os skatistas brasileiros nestes Jogos Olímpicos?

Publicidade