Estética ‘loud luxury’ coloca maximalismo e exagero como tendência
Com a baixa da era 'clean girl', produções luxuosas e extravagantes ganham espaço na moda

e você acompanha as últimas micro-trends do mundo fashion, provavelmente já esperava a baixa da era clean girl. A estética dos tons neutros e produções discretas que se popularizou nos últimos anos agora dá lugar ao maximalismo com looks autênticos e luxuosos.
A nova tendência da vez, o loud luxury, resgata elementos do mob wife, como o animal print, abraça os acessórios metalizados e traz referências nostálgicas do indie sleaze. Se antes a ideia era ser minimalista, agora o propósito é fazer barulho.
Em 2023, com o sucesso da série Succession, o termo quiet luxury, traduzido como ‘luxo silencioso’, estava em alta e poderia ser usado para descrever a maioria das coleções desfiladas nas semanas de moda. Não havia espaço para logomania e, por mais que fosse composta por peças básicas, a estética se concentrava em ser ainda mais inacessível.
Hoje, produções mais elaboradas e maximalistas voltaram a chamar atenção com referências de personalidades e desejos nostálgicos. Enquanto a trend messy girl traz um estilo de vida festeiro, a mob wife pede casacos volumosos, e a indie sleaze resgata o uso de peças com brilho no dia a dia.
@databutmakeitfashion helloooo loud fashion!! 🐆♥️✨ @Dolce & Gabbana
@databutmakeitfashion analyzing the downfall of “quiet luxury”!!! 👀✨🖤🥂 what do u think?? #fashiontrends #dataanalytics #quietluxury
A tendência loud luxury, então, se constrói com elementos que ajudam a passar uma imagem de poder, como as estampas de oncinha e leopardo e os acessórios robustos e metalizados. Nada de passar despercebido; a ideia é chamar atenção.
As bolsas de grife voltaram com a logomania que aproxima da ostentação do luxo. Um exemplo disso é a reedição da collab entre Louis Vuitton e Takashi Murakami que bombou no início dos anos 2000.
Outros elementos também fazem parte da nova estética, como as peças em brilho e estampas características que, assim como as logos, remetem às marcas. O desfile da coleção de outono-inverno 2025 da Versace na semana de moda de Milão foi um dos mais comentados e se torna uma representação dessa nova fase fashion.
Donatella Versace trouxe tecidos em veludo, bolsas com estampa de oncinha, tops brilhantes, colares maximalistas dourados e peças vermelhas com a estampa clássica da marca. Não à toa, foi o desfile mais comentado da temporada de Milão, segundo o Data, But Make It Fashion.
Assim, para apostar nessa tendência, o segredo é usar (e abusar) desses códigos na hora de montar o look e não necessariamente se prender a logos e marcas. Afinal, o segredo do loud luxury está na personalidade e autenticidade do visual.

E aí, será que essa tendência do maximalismo veio para ficar?