Liberdade e feminilidade de Brigitte Bardot seguem influenciando a moda
Atriz ditou a moda e a beleza da mulher francesa independente, despojada e sexual com símbolos que continuam como tendência até os dias de hoje
om o cabelo bagunçado e platinado, olhos marcados com delineador gatinho e roupas que evocam o estilo french rich, Brigitte Bardot se tornou não só um símbolo sexual ao redor do mundo, como também ditou tendências de moda que ressoam até os dias de hoje. A atriz, aos 91 anos, faleceu em sua casa em Sain-Tropez, na França, e carrega um legado atemporal de ícone do cinema e da moda.
O visual despojado, elegante e sensual de Bardot se tornou, a partir da década de 1950, símbolo e referência de uma mulher francesa livre, independênte, sedutora e espontânea. Essas características de sua figura influenciaram o próprio estilo de Bardot, que transformou a moda da época e segue ditando tendência até os dias de hoje. O cabelo loiro platinado levemente bagunçado com as curtain bangs, ou a franja cortininha, continua em alta.
Em 2020, o estilo de corte da franja viralizou nas redes e se tornou a queridinha das famosas; na época, celebridades como Selena Gomez, Dua Lipa, Billie Eilish e Sabrina Carpenter também aderiram às curtain bags, com Carpenter mantendo o corte ainda este ano, bem como os cachos e o volume do cabelo de Bardot. Um acessório de cabelo, inclusive, que a atriz popularizou na época e que voltou a estar em alta é a faixa de cabelo, muito popular nos anos 2000 e que voltou com força em 2022.
Outra marca registrada da atriz que segue como uma tendência atemporal é o delineador gatinho, a maquiagem mais utilizada e favorita de Taylor Swift, por exemplo. Bardot unia o delineador com lápis de olho na linha d’água e no canto do olho, com um esfumado que a deixava com um olhar felino.
Já na moda, a atriz foi uma persona tão transformadora que seu sobrenome carrega um decote específico de roupa. O decote Bardot, o de ombro à ombro e até com o busto em formato de coração, foi tão popularizado pela atriz que o nomearam em homenagem a ela.
Esse formato de decote também é muito referenciado no estilo french chic que a atriz seguia e tornou em alta. Suas peças características, como a blusa listrada estilo marinheiro e até as sapatilhas se tornaram itens clássicos no guarda-roupa de Bardot que seguem em alta até hoje. Este último, inclusive, era tão queridinho da atriz pelos anos usando sapatilha clássica no balé, que ela chegou a solicitar à marca Repetto que fizesse sapatilhas elegantes e sensuais, ao mesmo tempo que leves e confortáveis.
O resultado foi a criação de uma sapatilha em estilo Cinderela, com as pontas arredondadas na cor vermelho-carmim. A peça se tornou tão característica de Bardot que a seguiu em seus looks da vida pessoal e também profissional: o modelo é a marca registrada da personagem da atriz em E Deus Criou a Mulhere (1956).
Bardot também foi a responsável por trazer a estampa vichy, ou xadrez, para a moda, deixando de ser referenciada somente à produtos e acessórios de cozinha, como panos de prato e avental. Essa fusão definitiva do xadrez aconteceu no próprio casamento de Bardot com o ator francês Jacques Charrier ao usar, como vestido de noiva, um modelo com estampa vichy rosa claro e branca.
A peça, do estilista Jacques Esterel, possui manga três quartos e bordado inglês, é inspirada nas “pastorinhas do século 18”, como afirmou o próprio criador do figurino.
E você, conhecia a influência de Brigitte bardot na moda?
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Por que Tiffany não vai jogar no Mundial de Clubes de vôlei?
Pabllo Vittar lança o clipe de Seu Crime e ele está lindíssimo
Filmes e séries que chegam na Netflix em janeiro de 2026
Maratona em Casa com a Turma da Mônica





