Os segredos por trás do figurino do baile de máscaras de ‘Bridgerton’
Pesquisa histórica, simbolismo e decisões criativas que moldaram a cena da quarta temporada da série
e você já viu pelo menos o primeiro episódio da quarta temporada de Bridgerton deve ter ficado fascinada, assim como a gente e a Sophie (Yerin Ha), pelo baile de máscaras sediado pela Lady Violet (Ruth Gemmell). Para chegar a esse resultado de uma festa cheia e deslumbrante, o figurino dos personagens tem um papel fundamental, e nós descobrimos o que está por trás do trabalho da equipe que planejou cada um dos looks.
O figurinista John Glaser e seu time, composto por Dougie Hawkes e George Sayer, assistentes no figurino masculino e feminino, respectivamente, revelaram detalhes por trás da pesquisa que originou os looks do baile de máscaras em uma entrevista em vídeo à Glamour norte-americana. De um mergulho na era da regência do Reino Unido a decisões práticas, confira as curiosidades desse figurino.
6 curiosidades sobre o figurino do baile de máscaras da quarta temporada de Bridgerton
1. Inspiração na regência britânica
Os looks tiveram inspiração no período da regência britânica, e a quarta temporada acontece por volta de 1818. Para isso, os profissionais mergulharam em pesquisas de pinturas e materiais de arquivo da época. Inclusive, essa é a primeira vez que eles tiveram que lidar com o outono e fazer casacos para outras cenas da série.
“Se você fosse a um baile de máscaras de verdade hoje, algumas pessoas estariam com suas roupas do dia a dia e outras pessoas poderiam exagerar com fantasias, e era isso que a gente queria mostrar. Embora pareça extravagante, [o figurino] é baseado no que a gente pensou que pessoas daquela época realmente usariam”, explica John Glaser.
2. Mais de 100 perucas
Apenas para a cena do baile de máscaras foram feitas de 100 a 150 perucas, segundo Nic Collins, nome à frente dos departamentos de cabelo e maquiagem da produção da Netflix. Isso porque eles tiveram que vestir de 180 a 200 personagens.
3. Outros bailes de máscara
Para ampliar ainda mais a pesquisa e chegar em um resultado verossímil, o time de figurino olhou para outros bailes de máscara que foram retratados na cinema e no TV para observar as ideias, sejam elas boas ou ruins. Alguns títulos considerados foram O Fantasma da Ópera (2004), Sweeney Todd (2007), Labirinto – A Magia do Tempo (1986) e Maria Antonieta (2006).
4. O look preto de Benedict
Junto com os roteiristas, foram criados temas ara os personagens principais. O look todo preto de Benedict Bridgerton (Luke Thompson), por exemplo, foi pensado para fazer um contraste quando ele vê a Dama de Prata (Sophie).
“Meu conceito foi um poeta, escritor, artista, então eu usei Shakeaspere como um personagem histórico para baseá-lo”, afirmou Dougie Hawkes.
5. O vestido de Sophie
No livro Um Perfeito Cavalheiro, de Julia Quinn, no qual essa quarta temporada é baseada, o vestido que Sophie usa para o baile de máscaras era da avó dela. No entanto, trabalhar com essa diferença de épocas acabou não funcionando, e, por isso, a decisão foi a de fazer um vestido que era de uma tia.
Apesar de a história ser considerada um reconto da Cinderela, a intenção foi evitar o tradicional vestido volumoso da personagem, e, por isso, beberam de todas as referências do período da regência. “Benedict tem que vê-la se destacar no baile, mas queríamos que houvesse uma simplicidade no vestido, que também a ajudaria a se destacar de todo mundo”, comenta George Sayer, acrescentando que foram incorporados na peça elementos vintage e bordados contemporâneos.
6. Os acessórios de Sophie
A máscara da protagonista se diferencia das demais por cobrir a maior parte do seu rosto, com o objetivo de dificultar o seu reconhecimento. Já o colar, que foi dado para Sophie por sua mãe, é de ametista, pedra da Coreia da época.
A segunda parte da quarta temporada de Bridgerton estreia em 26 de fevereiro na Netflix. Ansiosos para ver o desfecho dessa história?
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
🎬 Os indicados a Melhor Figurino no Oscar 2026
O Lar das 12 Crianças Peculiares: um ebook exclusivo para a CH!
Sofia Oliveira retoma sua voz em carreira solo: “Me sinto mais confiante”
GACKT, lenda do J-Rock, fala sobre primeira vez no Brasil em 2026
Os segredos por trás do figurino do baile de máscaras de ‘Bridgerton’





