Por que setembro é considerado o grande ‘mês da moda’ no mundo
É nesse clima de renovação que as edições de setembro das revistas de moda são consideradas as mais importantes do ano, viu? É a famosa "September Issue".
ara quem acompanha o mundo da moda, o mês de setembro é muito mais agitado do que parece. É agora que tudo acontece nesse universo: nos próximos dias, vamos acompanhar as semanas de moda de Nova Iorque, Londres, Milão e Paris nas quais as principais grifes e marcas de moda mais relevantes do mundo apresentam suas coleções (e pautam o restante do mundo). E a CAPRICHO vai ficar de olho nas passarelas e celebridades para você não perder nenhum detalhe.
O calendário possui uma ordem geográfica tradicional e acontece assim, ó: Nova Iorque, nos Estados Unidos, vem primeiro. A temporada começa nesta quinta-feira (11) e segue até o dia 16.
Em seguida, passamos para a Europa, com a Semana de Moda de Londres, de 18 a 22 de setembro; depois, temos Milão (de 23 a 29) e, para finalizar a temporada, Paris (de 29 a 7 de outubro). Ou seja, é um mês e tanto, sem respiro ou intervalo no respiro entre uma passarela e outra.
Mas, porque isso é importante, CAPRICHO?
Aqui no Brasil funciona muito diferente quando o assunto são as Semanas de Moda e é natural que quem não está familiarizado estranhe como acontece em outros países.
Mas é importante você saber que:
- São justamente durante essas semanas que vamos conhecer as tendências de moda que pautam desde grandes marcas, varejo, street style e comportamento de moda geral. O que acontece na passarela pauta o mundo todo.
- Esse período ajuda também a entender o que vamos ver por aqui — nós, latino-americanos — no Verão 2026. Já que a semana de moda acontece em um momento que reflete a estação do momento no hemisfério norte.
- As tendências apresentadas pelas marcas vão determinar parte do que vamos ver nas vitrines no próximo ano (aham, pode acreditar), influenciando diretamente o sistema de criação e produção. O que for lançado agora impulsionará o consumo, campanhas publicitárias e também outras indústrias, como as de beleza e de design.
Nesse período, lá no hemisfério norte, existe um contexto: as semanas de moda marcam o fim das férias de Verão e o começo do Outono. Agora, todos voltam para a escola e rotina normal após um período coletivo de descanso.
Ah, e você precisa também saber: é nesse clima de renovação que as edições de setembro das revistas de moda são consideradas as mais importantes do ano, viu? É a famosa “September Issue”.
Para você ter uma ideia, Anna Wintour, ex-diretora de redação da Vogue e ainda diretora da Condé-Nast nos Estados Unidos, criou uma edição da revista que chegou a pesar quase 5 quilos e que certamente documentava tudo o que o universo da moda já estava observando para o futuro.
E você precisa assistir ao documentário que exemplifica o que setembro significa para o mundo da moda. Ele se chama The September Issue, e acompanha a diretora justamente preparando essa edição.
Elas representam uma nova fase e trazem sempre referências que pautam o restante da imprensa — e da cobertura de moda no mundo todo. Inclusive, aqui vai uma dica: para descobrir personalidades que estão em alta no momento, basta olhar a capa da edição de setembro, normalmente é nesse mês que os destaques são os mais especiais do ano.
Bora acompanhar? Abaixo, preparamos um calendário para você não perder nada:
Semana de Moda de Nova York
de 11 a 16 de setembro
Semana de Moda de Londres
de 18 a 22 de setembro
Semana de Moda de Milão
de 23 a 29 de setembro
Semana de Moda de Paris
29 de setembro a 7 de outubro.
Estes eventos cobrem as tendências para a temporada Primavera/Verão 2026 (SS26).
+Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.
Giovanna Gold
Por que Tiffany não vai jogar no Mundial de Clubes de vôlei?





