Saia usada por Tiago em Vale Tudo movimenta polêmica nas redes

Marco Aurélio questiona a sexualidade do filho e se revolta ao vê-lo de saia; nas redes, a galera se divide em comentários polêmicos sobre o assunto

Por Mavi Faria 16 jul 2025, 17h56
S

aia é uma peça polêmica? No episódio desta terça-feira (15) do remake de Vale Tudo,  a roupa foi o pivô de uma discussão controversa que saiu das telinhas e se espalhou nas redes sociais após o filho de Marco Aurélio (Alexandre Nero), Thiago (Pedro Waddington), aparecer na casa do pai usando uma saia longa.

A peça foi um presente da sogra após Thiago ser seu modelo para costura e gostar da saia. Contudo, o gosto do jovem não foi compreendido ou aceito pelo pai, que questionou se a mãe de Fernanda “sabe que o filho dele é homem” por ter dado a peça para ele.

A reação revoltada e brava do pai enquanto indaga a sexualidade de Tiago a partir da peça de roupa não é novidade na trama e quem assistiu a versão original da novela deve se lembrar das suspeitas de Marco Aurélio sobre a orientação sexual de Tiago pela aproximação do filho com André, um amigo muito próximo.

No remake, o roteiro optou por não desenvolver tanto o contato entre os dois jovens e, por isso, a desconfiança de Marco Aurélio não focou nos dois. Desta vez, a suspeita recaiu sobre a saia, embora Tiago esteja namorando com Fernanda. A discussão rasa e rápida de pautas mais séries como a de roupas não-binárias e da liberdade de vestimenta, contudo, é o que está incomodando diversos espectadores da novela, que percebem a falta de direcionamentos mais profundos sobre o tema nos próximos capítulos.

Caso parecido foi o do bebê reborn, inserido na trama quando o tema estava em alta e tirado de cena com a mesma velocidade. A sensação em quem acompanha a novela é que tanto o boneco quanto a saia vestida por Tiago são escolhas feitas para causar polêmica e borborinho — objetivo que é alcançado —, mas não para serem apresentadas ao público como forma de questionamento e reflexão.

Continua após a publicidade

A cena entre pai e filho, embora séria e com revolta por parte de Mauro Aurélio, foi recebida como uma comédia por boa parte do público, que, enquanto ri da conversa, concorda com o pai que saia não é peça de roupa “de homem”. Nos comentários do post oficial do Gshow no Instagram com o trecho da cena, muitos perfis reafirmavam que a peça é exclusivamente feminina.

Continua após a publicidade

Nas redes, são poucos os comentários que defendem a liberdade de vestimenta do jovem, lembrando que uma peça de roupa não define sexualidade ou caráter. A grande maioria concorda com o posicionamento de Marco Aurélio.
Nas redes, são poucos os comentários que defendem a liberdade de vestimenta do jovem, lembrando que uma peça de roupa não define sexualidade ou caráter. A grande maioria concorda com o posicionamento de Marco Aurélio. @gshow/Instagram/Reprodução

Por outro lado, algumas pessoas saíram em defesa do jovem, lembrando inclusive da história de peças como o salto alto, já definidos como tipicamente de homens ao longo do tempo e incitando “mulheres que estão criticando podem jogar suas calças no lixo então. A mulher ‘não usa calça’.”

Por outro lado, algumas pessoas saíram em defesa do jovem, lembrando inclusive da história de peças como o salto alto, já definidos como tipicamente de homens ao longo do tempo e incitando "mulheres que estão criticando podem jogar suas calças no lixo então. A mulher 'não usa calça'."
Nas redes, são poucos os comentários que defendem a liberdade de vestimenta do jovem, lembrando que uma peça de roupa não define sexualidade ou caráter. A grande maioria concorda com o posicionamento de Marco Aurélio. @gshow/Instagram/Reprodução

Essa não é a primeira vez que homens usando saia ou vestido movimenta uma polêmica nas redes sociais. Em 2020, após Harry Styles usar um vestido na capa da Vogue Americana, os comentários na internet se dividiram entre os que questionaram ainda mais a sexualidade do cantor, e os que o acusavam de queer bating, quando uma pessoa que não é LGBTQIAP+ usa da comunidade para ganhar lucro e holofote.

Apesar das contradições, essas situações mostram como o diálogo sobre liberdade de vestimenta e roupas não-binárias ainda precisa se desenvolver muito — em especial pelo cenário ter mudado muito pouco em cinco anos, já que os comentários continuam machistas.

Continua após a publicidade

No X (ex-Twitter), por exemplo, a repercussão se manteve mais na ironia, com alguns comentários glorificando a pauta na novela. Mesmo assim, algumas pessoas ainda comentaram que “não é certo” um homem hétero usar uma saia, o que ainda assim vai de encontro à liberdade de cada um de vestir o que quiser. Confira algumas postagens na rede:

Continua após a publicidade

Continua após a publicidade

Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade