Tênis da Adidas que é tendência nas ruas vai ganhar versão ‘balletcore’
O clássico Samba, originalmente destinado ao futebol, terá nova interpretação inspirada no sapato Mary Jane

novidade polêmica do momento é uma versão balletcore do tênis que tem sido a maior febre das ruas nos últimos anos, o Adidas Samba. Embora há quem tenha se cansado da silhueta após vê-la tantas vezes, a marca esportiva insiste em sua aposta e a reinventa mais uma vez para que ganhe um novo fôlego.
Depois das parcerias com a estilista Wales Bonner, que trouxe versões ainda mais fashionistas do Samba, desta vez o tênis foi reimaginado para atingir uma silhueta feminina. Assim, surgiu o Samba Jane, inspirado no sapato Mary Jane, que tem sua origem na década de 1920 e voltou a ganhar força na moda.
Para isso, os cadarços foram substituídos por uma tira de velcro, deixando parte do peito do pé à mostra. No entanto, as características que remetem ao clássico Samba continuam ali, como a biqueira de camurça e a sola plana de borracha, além da pegada esportiva do design. Seu lançamento está previsto para o segundo semestre de 2025.
O tênis, originalmente destinado ao futebol, foi lançado em 1950 para a Copa do Mundo que aconteceu no Brasil, daí o nome Samba, como homenagem ao gênero musical brasileiro.
Antes dele, a Adidas já havia mostrado que pretende investir nesse tipo de silhueta com a estilista Taqwa Bint Ali no modelo Megaride Mary-Jane.
Outra marca que reformulou um modelo tradicional recentemente foi a Onitsuka Tiger. Em colaboração com a etiqueta francesa Patou, o Mexico 66 adquiriu elementos que remetem ao estilo balletcore e também foi transformado em uma sapatilha.
Tudo indica que estamos diante de uma tendência para 2025 no nicho dos calçados e marcas esportivas. Será que ela vai fazer sucesso entre os fashionistas?