Wicked, Nosferatu e mais filmes indicados a Melhor Figurino no Oscar 2025

Conheça as produções que concorrem na categoria que exalta a moda como parte fundamental da história

Por Sofia Duarte Atualizado em 23 jan 2025, 15h39 - Publicado em 23 jan 2025, 15h02
A

s indicações do Oscar 2025 finalmente estão entre nós! Os filmes nomeados ao prêmio mais importante do cinema foram divulgados na manhã desta quinta-feira (23) e, além de comemorar o feito do brasileiro Ainda Estou Aqui em três categorias, nós ficamos de olho nos filmes indicados a Melhor Figurino.

Vem conhecer os 5 filmes que tiveram seus figurinos destacados pela academia e os profissionais por trás deles!

Os filmes indicados ao Oscar de Melhor Figurino em 2025

Um Completo Desconhecido

A cinebiografia de Bob Dylan, interpretado por Timothée Chalamet, acompanha a história do músico a partir da sua chegada em Nova York aos 19 anos. Com o cenário da cidade nos anos 1960, a figurinista Arianne Phillips, que já foi indicada ao Oscar em 2012 por W.E. – O Romance do Século, teve o desafio de traduzir os primeiros anos dessa icônica década através das roupas, bem como as transformações pelas quais o cantor passou em sua vida e carreira. Afinal, o filme começa com ele descendo de um ônibus que veio de Minnesota e termina com seu icônico show tocando uma guitarra elétrica no Newport Festival, em 1965.

O longa tem estreia marcada no Brasil para 27 de fevereiro.

Continua após a publicidade

Conclave

O figurino de Conclave, que retrata a reunião de líderes da Igreja Católica para a escolha de um novo Papa, é assinado pela alemã Lisy Christl, que também já teve uma outra indicação ao Oscar, em 2012, por Anonymous. Para esse trabalho, ela se debruçou em pesquisas sobre vestuário do clero e foi a Roma, na Itália, ver as batinas de perto, conforme conta em entrevista ao The New York Times. Mas o interessante é perceber os toques únicos e modernos que ela colocou nos trajes, como a cor vermelha mais intensa e a escolha de diferentes acessórios (óculos de grau e crucifixos) para cada personagem. A profissional revela que uma das suas primeiras inspirações foi o desfile de alta-costura de primavera 2020 da Balenciaga, em que o minimalismo se mistura com o exagero das silhuetas.

O filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Continua após a publicidade

Gladiador 2

A dupla formada por Janty Yates, que venceu o Oscar de Melhor Figurino em 2001 pelo primeiro Gladiador, e David Crossman, especialista em trajes militares, deu continuidade à história de Lucius (Paul Mescal), que, vinte anos depois da morte de seu pai, deve lutar pela sua vida e pela honra do povo de Roma. Em entrevista a Vogue americana, os profissionais relatam que tiveram que supervisionar a produção de 2 mil roupas feitas à mão para o exército de soldados romanos e gladiadores, além de buscar especialistas em técnicas raras, como bordados em ouro, e sedas para criar os looks de Lucilla (Connie Nielsen).

O filme está disponível para aluguel no Prime Video (assine aqui*) e na Apple TV+.

Nosferatu

A nova adaptação do clássico do terror teve figurino assinado pela canadense Linda Muir, que agora tem sua primeira indicação ao Oscar e é um dos nomes mais cotados a levar o prêmio. Isso porque ela remontou a década de 1830 na Alemanha com silhuetas e modelagens características da época, dando destaque para os trajes e camisolas delicadas de Ellen Hutter (Lily-Rose Depp), que transmitem uma sensação de vulnerabilidade, e, posteriormente, o uso de corset, que simboliza o controle do corpo feminino.

Continua após a publicidade

Em cartaz nos cinemas do Brasil.

Wicked

Para concluir os 5 filmes indicados nessa categoria, não poderia faltar Wicked, com figurino comandado pelo americano Paul Tazewell, ganhador do Tony de 2016 por seu trabalho no musical Hamilton. Ao mesmo tempo em que precisava referenciar os códigos já icônicos do musical da Broadway, Paul tinha a complexa tarefa de introduzir um novo olhar que acompanhasse essa história. Para Elphaba (Cynthia Erivo), ele explica, em entrevista a Teen Vogue, que decidiu expressar a conexão da personagem com a natureza, enquanto os vestidos de Glinda (Ariana Grande) tiveram diferentes tons de rosa e o famoso vestido ‘bolha’ que aparece no início do filme.

Wicked está disponível para aluguel e compra no Prime Video e na Apple TV+.

Continua após a publicidade

O Oscar acontece no domingo do dia 2 de março. Quem aí está ansioso?

*As assinaturas realizadas através dos links neste conteúdo podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

Publicidade