3 países que vão realizar eleições no segundo semestre de 2024

Venezuela, EUA e Brasil são alguns dos países que vão às urnas no segundo semestre deste ano

Por NAIARA ALBUQUERQUE Atualizado em 29 out 2024, 15h32 - Publicado em 29 jul 2024, 06h00

O ano de 2024 será marcado por muitos eventos importantes. Do lado do esporte, estamos acompanhando as Olimpíadas, que acontece em Paris neste ano e, do lado político, não podemos deixar de fora as diversas eleições ao redor do mundo no segundo semestre.

Segundo informações do Center for American Progress, mais de 2 bilhões de eleitores vão às urnas neste ano. Tudo isso em 50 países diferentes. Ufa, esse ano promete, né?

Pensando nisso, a CH aproveitou para elencar alguns países em diversas partes do mundo, que vão ter eleições neste segundo semestre. No Brasil, o pleito será feito para decidir os representantes municipais entre 6 e 27 de outubro, enquanto que os EUA vão decidir sobre as eleições presidenciais em novembro. Vem com a gente!

Venezuela

O país terá eleições entre o atual presidente Nicolás Maduro contra o opositor Edmundo González, neste domingo (28). Aos 61 anos, Maduro tenta conseguir o seu terceiro mandato – ele assumiu a presidência da Venezuela logo após a morte de Hugo Chávez, em 2013.

Continua após a publicidade

As eleições na Venezuela acontecem neste ano em meio a forte polarização política. Maduro chegou a dizer que haveria um ‘banho de sangue’ caso o resultado não fosse de sua vitória. Bem complicado, né? Lembrando que na Venezuela o voto não é obrigatório.

Brasil

Ainda na América do Sul, o Brasil será sede das eleições municipais, que define vereadores e prefeitos, entre 6 e 27 de outubro. Aqui na CH a gente já te contou da importância de votar nessas eleições, viu? Inclusive, nós listamos aqui quem são os pré-candidatos a prefeito das principais cidades brasileiras. Você pode conferir tudo isso aqui.

Inclusive, você, eleitor neste ano, precisa entender como a escolha de um bom prefeito vai fazer toda a diferença na administração das cidades e, principalmente, no combate às mudanças climáticas – o Rio Grande de Sul está aí como o nosso maior exemplo do quanto isso é vital daqui para a frente.

Continua após a publicidade

Kamala Harris
A vice-presidente Kamala Harris fala durante um evento de campanha na Câmara Municipal da Votação Americana das Ilhas da Ásia e do Pacífico no Centro de Convenções da Pensilvânia Drew Hallowell/Getty Images

EUA

As eleições americanas ainda estão a pouco mais de 3 meses de acontecer, mas já é histórica. Isso porque, após forte pressão que sofreu nos últimos meses, o atual presidente dos EUA, Joe Biden, decidiu desistir da corrida eleitoral. Tudo aponta que Kamala Harris, sua vice, assumirá a corrida eleitoral em seu lugar contra o candidato republicano Donald Trump.

As eleições americanas acontecerão em 5 de novembro de 2024.

Publicidade