CAPRICHO quer saber: Você apoia a proibição do celular nas escolas?

O papo é sério: proibição começará a valer a partir de 2025 em São Paulo e já está sendo debatida a nível nacional.

Por Andréa Martinelli 22 dez 2024, 12h00
S

e você acompanha a CAPRICHO, certamente ficou sabendo que esta é uma questão super importante que está sendo debatida nos últimos meses: a proibição do uso do celular nas escolas. Parece estranho, já que vivemos em um mundo quase totalmente conectado e digital, mas o desgaste e o mal-estar com o aparelho está presente e virou até debate no Congresso.

Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei para limitar o uso dos celulares nas escolas. O Ministério da Educação chegou a anunciar que estava preparando uma proposta sobre o tema, mas não chegou a ser apresentada até o momento.

Mas, atenção: o texto aprovado pela Comissão de Educação da Câmara proíbe o uso para crianças de até 10 anos. A partir dos 11 anos, é permitido para atividades pedagógicas. Ele ainda deve ser votado por outras instâncias do Congresso até valer de verdade, viu?

Continua após a publicidade

Já em São Paulo, no mês de novembro, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou a proibição do uso de celulares por alunos de escolas públicas e privadas do Estado. A nova determinação, criada e aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) entra em vigor já no próximo ano letivo, em 2025. Então, fique atento, ok?

Nós também queremos ouvir vocês, nossos leitores. Abaixo, preparamos uma enquete para você responder e contar pra gente como você se sente sobre o tema. Depois, vamos utilizar essas informações para fazer novas matérias sobre o tema.

Vamos juntos? Esse é o seu momento de se expressar:

Continua após a publicidade

Publicidade