Conservadorismo pode crescer ainda mais após as eleições municipais

Levantamento da Folha de S. Paulo mostra que, entre as 103 maiores cidades do país, há mais candidatos apoiados por Bolsonaro (PL) do que Lula (PT).

Por Andréa Martinelli Atualizado em 29 out 2024, 15h17 - Publicado em 1 out 2024, 12h00
E

uando o assunto são eleições – sejam gerais ou municipais – tudo pode mudar. Mas existe uma chance de o conservadorismo crescer ainda mais pelo Brasil com as eleições deste ano. Isso é o que diz um levantamento do jornal Folha de S. Paulo, com base nas pesquisas eleitorais mais recentes realizadas pelo Datafolha.

Segundo os dados, há mais candidatos apoiados por Jair Bolsonaro (PL) na liderança das 103 maiores cidades do país — com mais de 200 mil eleitores — do que aliados do presidente Lula (PT). Mas, calma, a gente te explica – se você leu até aqui, continua com a gente.

O que explica essa percepção do jornal é que, segundo as pesquisas:

Continua após a publicidade

  1. Bolsonaristas estão em primeiro lugar em pesquisas em 23 dos municípios avaliados pelas pesquisas, sendo em 11 deles de forma isolada.
  2. Enquanto isso, os Lulistas lideram em 16 cidades, sendo apenas cinco isoladamente.
  3. Ou seja, a vantagem de Bolsonaro se dá mesmo com o petista apoiando 81 candidatos aos cargos, 17 a mais que o ex-presidente.

Como já te contamos lá em cima, atenção: como os dados são apenas projeções de pesquisas eleitorais – e elas são um retrato do momento – tudo pode mudar.

Mas já é conhecido que o entorno do ex-presidente Bolsonaro reconhece que, para que ele ou algum sucessor chegue novamente ao Planalto em 2026, ele precisa fortalecer sua base nas cidades e estados – que é o que pode acontecer a partir do cenário que se apresentar após o resultado das urnas, no próximo domingo (6).

Continua após a publicidade

Mas, CAPRICHO, Bolsonaro não está inelegível? Sim, está, mas do ponto de vista político, manter sua base fortalecida é algo que importa, também, para manter sua presença forte e influente, mesmo fora do cenário institucional, visando voltar para a disputa eleitoral.

Em 2022, quando Bolsonaro foi derrotado por Lula (PT) nas urnas, isso se deu principalmente pelo bom desempenho dele em três estados: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Naquela época, o ex-presidente recebeu, nesses três estados, 11,4 pontos percentuais a menos de votos do que teve em 2018, quando se elegeu à Presidência.

Continua após a publicidade

Voltando aos dados: na cidade de São Paulo, o PL apoia a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que adotou postura ainda mais conservadora nas eleições deste ano, visando atingir eleitorado bolsonarista. O PT, por sua vez, é representado por Guilherme Boulos (PSOL), que até usa imagens do presidente Lula em sua campanha e afirma que terá fácil interlocução com o mandatário caso seja eleito.

Ainda segundo a Folha, candidatos bolsonaristas lideram em 8 das 26 capitais do país. Em outras três –São Paulo, Fortaleza e Rio Branco–, há disputa acirrada entre os nomes de Lula e Bolsonaro. Fortaleza é, entre as capitais, o único palco de uma disputa PL x PT, acalorada.

Então, em quem votar, CAPRICHO?

A decisão é sua. Aqui, neste texto, a gente te conta quais são os candidatos das 5 principais capitais pelo país. Vem saber mais.

Continua após a publicidade

E não se esqueça, o próximo domingo, dia 6 de Outubro, é hora de votar. Se você não tá lembrado (ou se essa vai ser a sua primeira eleição), vamos votar para prefeito e vereador, elegendo representantes para ocupar o cargo máximo nas nossas cidades e os vereadores que vão povoar as Câmaras dos Vereadores.

A gente já comentou sobre isso antes, mas a política é o tipo de assunto que nunca pode sair do seu radar. Isso porque cada decisão que envolve a eleição dos nossos representantes têm um impacto direto no nosso dia e das pessoas ao nosso redor. E esta é a reposta para a pergunta acima: não é porque você é jovem que não deve participar das decisões, ok? É hora de descobrir quem está alinhado com as suas convicções e apertar confirma.

Publicidade