Donald Trump cresceu 501% no Instagram, mas ainda é mais forte no X

Em 8 anos, o atual presidente dos Estados Unidos fortaleceu sua base nas redes sociais de forma estratégica e quer se aproximar ainda mais da galera jovem.

Por Andréa Martinelli 22 jan 2025, 06h00
D

onald Trump já disse, em seu perfil no X (ex-Twitter) que “odeia Taylor Swift” e já teve vários de seus posts por lá sinalizado diversas vezes com as “notas da comunidade” que alertam sobre a divulgação de informações duvidosas, falsas e que disseminam discurso de ódio.

Mas isso não impediu o presidente dos Estados Unidos agora pelo segundo mandato de aumentar sua popularidade por lá e também em outras redes sociais.

Trump deu um salto de crescimento nas plataformas desde que sua primeira candidatura ao cargo foi oficializada, em 2016. É o que aponta um levantamento exclusivo da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. Só no Instagram, ele cresceu 501%; enquanto no X, esse crescimento ficou em 365%. O maior ganho foi registrado no YouTube, com crescimento de 3.540%

Esses números mostram o quanto o atual presidente é ativo nas redes sociais e capaz de mobilizar seus eleitores e apoiadores por lá – inclusive da nossa galera.

Continua após a publicidade

Os dados coletados pelo estudo mostram alta de 501% de seguidores no Instagram entre 20 de janeiro de 2017, início do primeiro mandato, e 6 de janeiro de 2025, data de certificação da segunda vitória de Trump pelo Congresso americano.

No mesmo período, a alta no X, que pertence a Elon Musk – um aliado de Trump -, foi de 365%. Já no Facebook, foram 98%; no YouTube, o crescimento foi expressivo, de 3.540%, passando de 105 mil seguidores para 3,67 milhões.

Porém, desde que ganhou a eleição para o segundo mandato como presidente, em 6 de novembro de 2024, Trump ganhou 4,3 milhões de seguidores no X, alta de 4,4% em relação ao total de seguidores atuais.

Já o destaque de desempenho proporcional foi no TikTok, rede em que ganhou 1,1 milhão de seguidores no período, o equivalente a 7,3% do total atual.

Continua após a publicidade

Barack Obama supera Trump em números nas redes sociais

Barack Obama com a mão levantada enquanto fala em discurso; ele usa terno preto com uma camisa azul
Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos. Scott Olson/Getty Images

Em números absolutos, o X é a rede social em que Trump tem o melhor desempenho atual, com 97,4 milhões de seguidores. Em segundo lugar, está o Facebook (35,9 milhões), seguido pelo Instagram (30 milhões), TikTok (14,8 milhões) e YouTube (3,8 milhões). Seu vice, J.D. Vance, tem números muito abaixo. Ele registra 3 milhões de seguidores no X e 1,2 no Instagram.

Porém, segundo o levantamento, é o ex-presidente Barack Obama quem consegue superar Trump, com 130,9 milhões de seguidores no X e 36,3 milhões no Instagram.

Já o vice de Obama e presidente dos EUA entre o primeiro e o segundo mandato de Trump, Joe Biden alcança 38,3 milhões de seguidores no X e 17 milhões no Instagram.

Continua após a publicidade

A vice-presidente e candidata que disputou a eleição presidencial em 2024, Kamala Harris, soma 21 milhões de seguidores no X e 19,6 milhões no Instagram.

Mas e o restante da equipe que irá trabalhar no governo Trump?

A Nexus aponta que a plataforma de Elon Musk é a mais popular entre os principais integrantes da nova administração norte-americana.

De 13 assessores de Trump analisados, 12 estão no X. Apenas o novo Secretário do Tesouro, Scott Bessent, está fora da plataforma.

Escolhido para liderar o novo Departamento de Eficiência Governamental, Elon Musk sai na frente na popularidade em sua própria rede social, com  212,5 milhões de seguidores.

Continua após a publicidade

Com grande diferença, em segundo lugar está Robert F. Kennedy Jr, com 5,1 milhões de seguidores no X. O secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Trump é fundador da organização antivacina Children’s Health Defense e sobrinho do falecido presidente americano John F. Kennedy.

Elon Musk
Elon Musk será um dos membros do governo do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Grzegorz Wajda/SOPA/Getty Images

Secretário de Estado, Marco Rubio fica em terceiro lugar, com 4,6 milhões de seguidores. O senador da Flórida de ascendência cubana é presidente da Comissão de Inteligência do Senado e membro da Comissão de Relações Exteriores.

No Instagram, rede usada por 9 dos 13 trumpistas analisados, o estudo da Nexus mostra que Robert F. Kennedy Jr lidera com 4,5 milhões de seguidores. Em segundo lugar, com 2 milhões, está Vivek Ramaswamy, bilionário do setor de biotecnologia que irá comandar o Departamento de Eficiência Governamental ao lado de Musk. Na sequência, vem a nova Diretora de Inteligência Nacional e ex-deputada, Tulsi Gabbard.

No Facebook, também apenas 9 dos principais integrantes do novo governo americano estão presentes. No YouTube, o número cai para 8. Já no TikTok, são apenas 3: Robert F. Kennedy Jr, Tulsi Gabbard e Vivek Ramaswamy.

Publicidade