Donald Trump cresceu 501% no Instagram, mas ainda é mais forte no X
Em 8 anos, o atual presidente dos Estados Unidos fortaleceu sua base nas redes sociais de forma estratégica e quer se aproximar ainda mais da galera jovem.

onald Trump já disse, em seu perfil no X (ex-Twitter) que “odeia Taylor Swift” e já teve vários de seus posts por lá sinalizado diversas vezes com as “notas da comunidade” que alertam sobre a divulgação de informações duvidosas, falsas e que disseminam discurso de ódio.
Mas isso não impediu o presidente dos Estados Unidos agora pelo segundo mandato de aumentar sua popularidade por lá e também em outras redes sociais.
Trump deu um salto de crescimento nas plataformas desde que sua primeira candidatura ao cargo foi oficializada, em 2016. É o que aponta um levantamento exclusivo da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados. Só no Instagram, ele cresceu 501%; enquanto no X, esse crescimento ficou em 365%. O maior ganho foi registrado no YouTube, com crescimento de 3.540%
Esses números mostram o quanto o atual presidente é ativo nas redes sociais e capaz de mobilizar seus eleitores e apoiadores por lá – inclusive da nossa galera.
Os dados coletados pelo estudo mostram alta de 501% de seguidores no Instagram entre 20 de janeiro de 2017, início do primeiro mandato, e 6 de janeiro de 2025, data de certificação da segunda vitória de Trump pelo Congresso americano.
No mesmo período, a alta no X, que pertence a Elon Musk – um aliado de Trump -, foi de 365%. Já no Facebook, foram 98%; no YouTube, o crescimento foi expressivo, de 3.540%, passando de 105 mil seguidores para 3,67 milhões.
Porém, desde que ganhou a eleição para o segundo mandato como presidente, em 6 de novembro de 2024, Trump ganhou 4,3 milhões de seguidores no X, alta de 4,4% em relação ao total de seguidores atuais.
Já o destaque de desempenho proporcional foi no TikTok, rede em que ganhou 1,1 milhão de seguidores no período, o equivalente a 7,3% do total atual.
Barack Obama supera Trump em números nas redes sociais

Em números absolutos, o X é a rede social em que Trump tem o melhor desempenho atual, com 97,4 milhões de seguidores. Em segundo lugar, está o Facebook (35,9 milhões), seguido pelo Instagram (30 milhões), TikTok (14,8 milhões) e YouTube (3,8 milhões). Seu vice, J.D. Vance, tem números muito abaixo. Ele registra 3 milhões de seguidores no X e 1,2 no Instagram.
Porém, segundo o levantamento, é o ex-presidente Barack Obama quem consegue superar Trump, com 130,9 milhões de seguidores no X e 36,3 milhões no Instagram.
Já o vice de Obama e presidente dos EUA entre o primeiro e o segundo mandato de Trump, Joe Biden alcança 38,3 milhões de seguidores no X e 17 milhões no Instagram.
A vice-presidente e candidata que disputou a eleição presidencial em 2024, Kamala Harris, soma 21 milhões de seguidores no X e 19,6 milhões no Instagram.
Mas e o restante da equipe que irá trabalhar no governo Trump?
A Nexus aponta que a plataforma de Elon Musk é a mais popular entre os principais integrantes da nova administração norte-americana.
De 13 assessores de Trump analisados, 12 estão no X. Apenas o novo Secretário do Tesouro, Scott Bessent, está fora da plataforma.
Escolhido para liderar o novo Departamento de Eficiência Governamental, Elon Musk sai na frente na popularidade em sua própria rede social, com 212,5 milhões de seguidores.
Com grande diferença, em segundo lugar está Robert F. Kennedy Jr, com 5,1 milhões de seguidores no X. O secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Trump é fundador da organização antivacina Children’s Health Defense e sobrinho do falecido presidente americano John F. Kennedy.

Secretário de Estado, Marco Rubio fica em terceiro lugar, com 4,6 milhões de seguidores. O senador da Flórida de ascendência cubana é presidente da Comissão de Inteligência do Senado e membro da Comissão de Relações Exteriores.
No Instagram, rede usada por 9 dos 13 trumpistas analisados, o estudo da Nexus mostra que Robert F. Kennedy Jr lidera com 4,5 milhões de seguidores. Em segundo lugar, com 2 milhões, está Vivek Ramaswamy, bilionário do setor de biotecnologia que irá comandar o Departamento de Eficiência Governamental ao lado de Musk. Na sequência, vem a nova Diretora de Inteligência Nacional e ex-deputada, Tulsi Gabbard.
No Facebook, também apenas 9 dos principais integrantes do novo governo americano estão presentes. No YouTube, o número cai para 8. Já no TikTok, são apenas 3: Robert F. Kennedy Jr, Tulsi Gabbard e Vivek Ramaswamy.