Projeto treina, impulsiona e promove candidatura de meninas em 2024

Inscrições para o 'Você Ainda Vai Votar Nelas', da Girl Up Brasil, vão até dia 23 de fevereiro. Dez meninas, entre 18 e 24 anos, serão selecionadas.

Por Andréa Martinelli Atualizado em 29 out 2024, 16h16 - Publicado em 29 jan 2024, 11h00
Continua após publicidade

O sonho de ver mais meninas candidatas às eleições pode se tornar uma realidade em 2024 – isso, claro, se você que está aí do outro lado da telinha, quiser. A partir de hoje, segunda-feira (28), estão abertas as inscrições para  Você Ainda Vai Votar Nelas, um programa exclusivo para meninas e jovens mulheres que desejam concorrer à vereadora nas eleições deste ano.

Para esta jornada de formação e impulsionamento de candidatura, serão selecionadas até 10 meninas entre 18 e 24 anos, que queiram concorrer ao cargo em sua cidade (vale para qualquer canto do Brasil, ok?). As inscrições podem ser feitas por meio do site voceaindavaivotarnelas.org e, anote na agenda, elas ficam abertas até o próximo dia 23 de fevereiro.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que jovens entre 18 a 29 anos são 18,9% da população – uma fatia considerável, né? – mas com evidente carência de representatividade na política institucional.

Atualmente, apenas 25 entre os 513 deputados da nova legislatura são jovens. Ou seja, temos menos de 5% de representação na Câmara dos Deputados, em Brasília. E as mulheres jovens são ainda mais sub-representadas, ocupando apenas 5 assentos.

E um ponto importante é que ainda hoje faltam dados sobre a esfera municipal, onde a sub-representação pode ser ainda maior, viu?

Eleições de novo, CAPRICHO?

urna eletrônica
Heuler Andrey/Getty Images
Continua após a publicidade

E, sim, tem muita gente que ainda está se recuperando da correria que foi votar pela 1ª vez nas eleições presidenciais de 2022, mas já é hora de pensar nas Eleições Municipais de 2024.

Se você não tá lembrado (ou se essa vai ser a sua primeira eleição), no ano que vem, vamos votar para prefeito e vereador, elegendo representantes para ocupar o cargo máximo nas nossas cidades e os vereadores que vão povoar as Câmaras dos Vereadores.

Nos últimos anos, a demanda por uma maior representatividade na política tem ganhado cada vez mais espaço nas discussões sobre democracia no Brasil, viu? Ah, e aqui a gente já te contou como se preparar para acompanhar o pleito.

Como vai funcionar o treinamento, CAPRICHO?

“O Você Ainda Vai Votar Nelas nasce da constatação de que muitas meninas já se sentem prontas para ocupar cargos eletivos, mas não recebem o apoio necessário. Precisamos de lideranças que lutem pelas demandas prioritárias para as juventudes brasileiras nos espaços de decisão. 2024 é a oportunidade de virar esse jogo e de elas terem suas vozes ouvidas”,  destaca Daniela Costa, gerente de redes e advocacy da Girl Up Brasil. 

Continua após a publicidade

Precisamos de lideranças que lutem pelas demandas prioritárias para as juventudes brasileiras nos espaços de decisão.

Daniela Costa, gerente de advocacy da Girl Up Brasil

As selecionadas passarão por uma jornada de formação política, desenvolvimento de habilidades sócio emocionais e terão acesso uma rede de apoio robusta que vai desde o cuidado com a saúde mental até o prático de campanha. Com muita responsabilidade, acolhimento e olhar individualizado, o trabalho será conduzido de perto e com uma rede de apoio que vai além da Girl Up, e convida aliadas e aliados a contribuírem com essas lideranças

O que a Girl Up Brasil faz?

A Girl Up Brasil é um movimento mundial que treina, inspira e conecta meninas para que sejam líderes e ativistas pela justiça social. Aqui no Brasil, a organização já apoiou mais de 200 clubes de meninas em mais de 20 estados, equipando-as para liderarem centenas de ações e projetos, da publicação de um livro de contos feministas à construção de dezenas de projetos de lei sobre dignidade menstrual.

View this post on Instagram

A post shared by Girl Up Brasil (@girlupbrasil)

Continua após a publicidade

Desde 2018, a ONG tem atuado diretamente para a ampliação da participação política da juventude. Por meio da campanha #SeuVotoImporta, voltada ao alistamento eleitoral de jovens entre 16 e 18 anos, somente em 2022, a organização atingiu mais de 14 milhões de pessoas nas redes sociais e levou mais de 92 mil visitas ao site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Já com a #LivreParaMenstruar, campanha criada por centenas de líderes ativistas da Girl Up Brasil, foi possível ver meninas lutando  pelos direitos menstruais e fazendo política desde muito cedo: foram mais de 50 projetos de leis criados e protocolados por garotas de todo o país. 

Inscreva-se no Você Ainda Vai Votar Nelas aqui.

Publicidade