‘Primeiro vive, depois posta’ é recomendação que pode salvar vidas
Você deve ter visto a foto da Vitória nos jornais recentemente. Ela tinha 17 anos, trabalhava e pretendia voltar a estudar.

ia desses pulou na minha For You do TikTok uma sequência de fotos com uma mulher dando dicas de segurança online. Era um alerta para uso responsável das redes sociais, uma espécie de autocuidado feito para salvar nossa vida no mundo atual – que é uma completa loucura.
Nos comentários, algumas pessoas reclamavam no seguinte tom: “Daí não vou postar mais nada?” / “Não sou famosa, ninguém está nem aí pra mim”. As dúvidas podem ser honestas, e a afirmação sobre fama, com certeza. Mas sobre estarem “nem aí”, nem tanto.
Você deve ter visto a foto da Vitória nos jornais recentemente. Ela tinha 17 anos, trabalhava e pretendia voltar a estudar. Todos os dias, por volta das 23h, pegava um ônibus até o ponto mais próximo da sua casa e lá era recebida pelo pai, para ser levada em segurança.
No dia 28 de fevereiro, o carro do pai estava em uma oficina mecânica. Vitória pediu ao ex-namorado uma carona, mas ele não estava disponível. Assim, a adolescente seguiu a última parte do trajeto a pé. E nunca mais foi vista.
Vitória tinha um stalker, mas não sabia. Ele reunia várias fotos de Vitória no celular, a seguia de carro nas idas e vindas do trabalho e sabia tudo da sua rotina – graças às publicações de redes sociais. Por conhecê-lo como vizinho, Vitória o cumprimentava educadamente quando o via pelo bairro, sem ter ideia da obsessão de que era alvo.
No dia de sua morte, aceitou uma carona desse vizinho-stalker para evitar andar sozinha pela estrada de terra, mas nunca chegou.
Quando esse caso foi esclarecido, imediatamente lembrei daquelas dicas do TikTok, e que já sigo há muitos anos. Em resumo, são:
- Não publique sua localização em tempo real, espere sair do restaurante/balada;
- Não divulgue informações pessoais, como local de trabalho/estudo e trajetos rotineiros;
- Caso deseje postar o trajeto de corrida/pedalada do dia, oculte o mapa;
- Não dê informações sobre onde você mora.
Podem parecer dicas feitas somente para famosos que não querem ser importunados por fãs, como algumas pessoas riram no TikTok.
Mas o “primeiro vive, depois posta” não é só trend para diminuir o uso dos celulares ou aumentar o contato com amigos e família: também pode salvar sua vida.