1ª caminhada espacial feminina é cancelada por falta de trajes adequados

Uma das astronautas que iria liderar a caminhada teve que ser substituída por um homem porque não havia um traje espacial do tamanho dela

Por Amanda Oliveira Atualizado em 31 out 2024, 02h16 - Publicado em 3 abr 2019, 12h33

No final do mês passado, a NASA estava planejando um marco na história com a realização da primeira caminhada espacial exclusivamente só para mulheres. Contudo, o que deveria ter sido um grande salto na luta de igualdade de gênero se tornou mais uma decepção sem surpresa. A caminhada espacial feminina foi cancelada de última hora porque não havia trajes suficientes do tamanho adequado para as mulheres.

Anne McClain e Christina Koch, astronautas que participariam da missão NASA/Divulgação

A caminhada espacial aconteceria no dia 29 de março, com a participação das astronautas Christina Koch e Anne McClain, contando com o apoio de Mary Lawrence e Kristen Facciol, da Agência Espacial Canadense, na Terra. A ideia era que apenas mulheres participassem da missão, tanto no espaço quanto no nosso planeta. Contudo, como a NASA anunciou no dia 25 de março, Anne teve que dar seu lugar para um homem, Nick Hague, de última hora. De acordo com o comunicado, não havia trajes espaciais para Anne, que precisaria de um no tamanho médio. “McClain percebeu durante sua primeira caminhada espacial que um torso duro de tamanho médio – essencialmente a camisa do traje espacial – lhe serve melhor. Como só um torso de tamanho médio pode ser preparado até a sexta-feira, 29 de março, Koch o usará“, disse a NASA.

Em entrevista à agência AFP, uma porta-voz do Centro Espacial Johnson em Houston, Brandi Dean, disse que os trajes da Estação Espacial Internacional (ISS) dependem de ajustes para se adequar aos corpos dos astronautas. Segundo ela, havia duas combinações superiores para cada um dos tamanhos, mas um dos trajes de tamanho médio era uma peça de substituição e, por isso, seriam necessárias 12 horas de trabalho para prepará-la para uma saída. A porta-voz da NASA, Stephanie Schierholz, disse que “neste caso, é mais fácil (e mais rápido!) mudar os caminhantes espaciais do que reconfigurar o traje espacial“.

Em quase 60 anos após o primeiro ser humano viajar ao espaço, menos de 11% dos mais de 500 astronautas que já fizeram saídas eram mulheres. Embora tenha deixado claro que a caminhada espacial só de mulheres irá acontecer eventualmente, a NASA ainda não determinou uma previsão de quando isso irá ocorrer. Enquanto isso, Anne McClain, a astronauta que deu seu lugar a um homem, sairá em uma nova caminhada no dia 8 de abril, também ao lado de um homem, David Saint-Jacques.

É triste ver que um momento tão único e marcante foi cancelado por um motivo tão bobo e pequeno, mas é mais triste constatar que estamos em 2019 e a primeira missão espacial apenas com mulheres ainda não aconteceu.

Publicidade