5 dicas para evitar a procrastinação e aproveitar as férias
Já sentiu que as férias passaram e você não fez nada que queria? Confira como não deixar isso acontecer novamente
O fim do ano chegou assim como as festas e as tão aguardadas férias. Ter um tempo longe do trabalho ou da escola parece uma miragem que sonhamos por muitos meses e finalmente podemos ter o dia livre para descansar. Afinal, quem não quer ter aquele tempinho de paz para esvaziar a mente ou até começar algo novo e diferente, né?
Mas, vamos combinar, nem sempre é isso que acontece. Independente do tempo das férias, a sensação que quase sempre fica é a de que tudo passa voando e nem percebemos que acabou. A oportunidade de realmente desocupar a cabeça, praticar hobbies e aproveitar o dia parece escapar das nossas mãos com uma facilidade impressionante enquanto a tela do celular, um objeto tão pequeno, prende constantemente nossa atenção. Todos já sentimos que perdemos um dia todo só rolando a tela para cima, não é?
Procrastinar já é fácil em qualquer situação, quando se tem um tempo livre então… Nem se fala! Por isso, a CAPRICHO resolveu pensar em formas de te ajudar a procrastinar menos e a conseguir aproveitar suas férias da melhor forma que você puder! Vem conferir.
1. Estabeleça suas prioridades
Cada um tem suas vontades e predileções, se você for do tipo que aproveita mais o tempo em casa vendo um filme, não há nenhum problema nisso. É importante apenas definirmos o que você quer fazer durante todo esse tempo livre. Tem alguma outra coisa que você tem curiosidade de fazer? Começar um scrapbook ou um bullet journal? Começar um esporte novo? Ver todos os filmes de uma diretora específica?
Ao estabelecer sua escala de prioridades, fica mais fácil saber por onde começar. Pegue um lápis e um bloco de notas – sim, ainda somos do time lápis! – e faça uma lista de tudo o que você gostaria de fazer, dos sonhos mais loucos aos mais clichês. Depois, analise: quais dessas coisas eu realmente quero muito e vou ficar chateado se não conseguir fazer? A partir disso, você já pode pensar em como colocar tudo em prática.
2. Crie uma rotina especial para as férias
Se você tem algum compromisso regular, como esportes, cuidados médicos ou cursos, é importante reorganizar o seu dia a dia para os afazeres de férias! Uma dica é tentar colocar suas obrigações em algum período específico do dia, como a manhã, deixando a tarde livre para fazer algo diferente – você pode até ter mais ânimo para isso! Com uma rotina estabelecida, é mais fácil seguir em frente com seus planos do que ficar pensando diariamente no que fazer (só esse pensamento já vai te fazer desistir de qualquer ideia).
3. Tire um tempo para pensar nas metas do próximo ano
O ano que vem já está batendo na porta, então pensar em metas para 2024 significa pensar em metas que você já pode colocar em prática. Faça uma lista só com as metas para o próximo ano todo, no geral, e observe quais delas você pode iniciar. Uma viagem, por exemplo, não é possível de ser realizada agora, do nada, mas uma alimentação saudável, sim. O que nos leva a nossa quarta dica…
4. Não caia no conto do “vou começar depois das férias, agora vou só aproveitar”
Muitas pessoas acreditam que férias é tempo apenas de curtir e não de fazer qualquer outra coisa “séria”, incluindo iniciar uma rotina ou uma atividade nova. Na verdade, as férias podem ser o tempo ideal para tirar o pó da ideia de ir na academia, por exemplo. Se na correria do dia a dia foi impossível acostumar o corpo a essa rotina, o período das férias é perfeito! É um tempo de sobra que te permite começar essa prática com calma. Logo seu corpo vai acostumar e, quando a vida normal voltar, vai ser mais fácil para continuar o que já tinha começado! Se agarrar a sua meta do ano com o pensando “quanto mais cedo começar, melhor” pode ser a chave para te motivar e sair do sofá!
5. Programe coisas reais e curtas para fazer ao longo do dia e da semana
Para os que tem dificuldade com planejamento diário, semanal ou mensal, a dica é pensar em coisas específicas para fazer ao longo do dia, com marcação de horário para começar. Por exemplo, quero ler um livro novo, então vou marcar que, amanhã, às 13 horas, começarei a ler. O despertador no celular pode ajudar a te lembrar do seu compromisso, e, se ele ainda for uma tentação, pode deixá-lo com o cronômetro ligado em 30 minutos ou em uma hora, para que, se a vontade de entrar em uma rede social bater, você se lembre que se comprometeu a essa atividade por esse período.
Parece muito simples, mas esses lembretes podem ajudar muito a evitar postergar suas vontades. Por aqui, entendemos bem como é difícil, principalmente nas férias, reunir ânimo para fazer qualquer coisa que não seja dormir. Mas esse é o tempo que temos para finalmente descansar a cabeça, então nada mais justo do que nos ocuparmos com coisas que queremos, nos divertindo e tendo um bom momento com nós mesmos.
E aí, o que achou dessas ideias? Vai tentar colocar alguma delas em prática?