5 regras de etiqueta básicas para quem vai em shows e festivais

Estas atitudes em shows pode estragar - e muito - a experiência das pessoas ao seu redor. Então, bora ler com atenção as dicas?

Por Mavi Faria 27 mar 2025, 13h40
I

r em shows ou festivais para encontrar a sua banda ou artista preferido, ou até aqueles cantores que não saíram do repeat na sua playlist, é algo inigualável. A atmosfera dos shows é única, com toda a galera cantando junto e curtindo muito aquele momento. Entretanto, nem sempre é isso que realmente acontece.

Não é incomum estar em show e ter a sua experiência quase estragada por pessoas que, ou não sabem direito como se comportar, ou se esquecem de que tem outras pessoas ali ao redor, que também querem aproveitar o momento.

Quando essas coisas acontecem e o momento tão esperado do show se torna um estresse, você até se questiona do porquê estar ali. Pois é, é bem complicado. E muitas vezes, a galera nem percebe que está atrapalhando o momento do outro, sabia?

Continua após a publicidade

É por isso que, aqui na CAPRICHO, decidimos lembrar de quão importante é seguir algumas regras de etiqueta básicas que não vão atrapalhar o seu show e muito menos da pessoa ao seu redor. Pode ser que você nunca nem tenha pensando nessas coisas, por isso agora é a chance de ler os tópicos abaixo com cuidado e lembrar deles no seu próximo show. Prontos?

1. Durante o show, evite ao máximo ficar conversando o tempo todo, mandando áudio no WhatsApp ou conversando em ligação com alguém. O falatório, em especial durante as músicas, atrapalha a galera que está ao redor, que pode até não ouvir o artista cantando pela interrupção da sua voz. Bora deixar a conversa para depois do show?

2. Amamos pular, dançar e se divertir ao máximo, mas tudo com moderação. Em especial na pista, tome cuidado com as pessoas ao seu redor, porque em um pulo ou movimento brusco, você pode realmente machucar alguém;

3. Na mesma linha, é muito divertido se soltar durante o show, levantar os braços e gravar os músicos. O grande perigo aqui é você acabar tampando completamente a visão da pessoa do seu lado se você ficar o tempo todo com o braço levantado e/ou gravando. Em alguns momentos é ótimo, mas lembre-se que tem uma pessoa atrás de você;

4. Ainda sobre dificultar a visibilidade de quem está atrás ou do seu lado, é importante lembrarmos que ficar com cartazes ou placas levantadas o show inteiro bloqueia a visão de várias pessoas. Levantar em alguns momentos faz parte e é divertido, mas cuidado para não ficar assim o tempo todo;

5. Todos que estão no show têm o mesmo objetivo: curtir as músicas e ver os artistas no palco. Em alguns casos, quando você é muito fã, é normal se desesperar para conseguir chegar no melhor lugar possível e mais perto do palco. Mas, isso não significa que é legal você atropelar todas as pessoas ao seu redor. Nesses casos, não custa nada pedir licença, e você ainda pode até fazer amizade nos shows.

E aí, anotou todas essas dicas?

Publicidade