6 momentos que todo vestibulando deve vivenciar longe dos livros

Saber aproveitar o seu tempo livre em ano de vestibular vai fazer toda diferença para o seu bem-estar e aprendizado

Por Juliana Morales Atualizado em 29 out 2024, 16h10 - Publicado em 21 fev 2024, 15h49

Ei, leitor e leitora da CAPRICHO que vai prestar vestibular neste ano, o papo hoje é com você. É fato que alcançar uma vaga na universidade exige muita dedicação e esforço. Mas calma lá, isso não significa restringir a sua vida 100% ao estudo, sem folgas ou respiros, viu? Equilíbrio é a chave para aguentar esse período puxado, sem pirar e com mais consistência no aprendizado.

Pensando nisso, fizemos uma lista de momentos longe dos livros que todo vestibulando deveria investir. Essas pausas ajudam a descansar e repor as energias para depois retomar os estudos com tudo. Além disso, algumas dessas atividades descontraídas irão contribuir, sem que você nem perceba, com a sua preparação para a prova.

Praticar exercícios físicos

Quando a gente fala de saúde, tanto física como mental, a prática de exercícios é sempre uma dica básica. E não é à toa: mexer o corpo regularmente melhora a qualidade de vida, aumenta a disposição e ainda previne doenças. Para os estudantes, ainda há mais um motivo. De acordo com a ciência, exercícios físicos ajudam a reter o conhecimento.

Uma pesquisa, feita em parceria pelas Universidades de Radboud, na Holanda, e de Edimburgo, na Grã-Bretanha e publicada na revista científica Current Biology em 2016, apontou que a melhor maneira de se utilizar a atividade física como aliada do aprendizado é fazê-la exatamente depois de quatro horas dos estudos.

Portanto, tirar uma hora (ou menos até) do seu dia para praticar um esporte ou atividade, da sua preferência, vai fazer toda a diferença na sua rotina.

Ir a museus, exposições de arte e teatro

Que tal incluir na programação do seu fim de semana, para além de simulados e descanso, uma ida ao museu ou teatro? A Arte é uma fonte de prazer e inspiração e traz muitos benefícios para o nosso bem-estar.

Pensando no âmbito educacional, consumir arte nos ajuda a ser mais criativos e nos expressar melhor, trabalhando nosso desenvolvimento cognitivo. Ao visitar exposições você traz a arte para sua realidade e treina o olhar artístico. Isso é ótimo para a vida e para o vestibular. Afinal, não podemos esquecer também que Artes é um dos tópicos da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem.

Continua após a publicidade

Assistir filmes e séries

É muito comum o estudante se sentir culpado por estar maratonando uma série ou parar os estudos para assistir um filme. No entanto, se isso for feito de forma consciente, é uma prática muito positiva. Filmes e séries são ótimas fontes de repertório para usar na sua redação. Cenas e discussões retratadas na ficção podem servir de exemplos para embasar seus argumentos. Então, ter esse olhar crítico enquanto assiste é muito interessante.

Mas, às vezes, é bom ligar a televisão e ver um filme “bobo” e sem pretensão de tirar algum conhecimento dele. Não se julgue, aproveite o momento!

Ler livros

Aqui estamos falando de livros que estão fora da lista de leituras obrigatórias, viu? Assim como acontece com o audiovisual, é comum que o vestibulando associe a leitura com algo exclusivamente culto e para a prova. O resultado disso pode ser uma baita ressaca literária e um afastamento desse hábito, que é tão saudável e gostoso.

Uma pesquisa feita em 2009 pela Universidade de Sussex revelou que ler por apenas seis minutos já ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse – sem contar outros benefícios, como ampliar a visão de mundo e estimular o cérebro.

Continua após a publicidade

Fazer terapia

Saúde mental deve ser uma prioridade em qualquer momento da vida. Só que em ano de vestibular, quando a pressão e a ansiedade estão lá no alto, os cuidados devem ser redobrados. Além de praticar exercício físico, descansar e ter lazer, conversar com um profissional sobre seus sentimentos, dúvidas e aflições pode ser muito acolhedor neste período. Não tenha vergonha de pedir ajuda quando as emoções ficarem bagunçadas ou descontroladas, combinado?

Ficar com a família e os amigos

Sim, no momento da prova, você dependerá só de você mesmo. Isso, no entanto, não quer dizer que você deva passar por esse processo sozinho. A companhia e ajuda de quem você confia fará toda a diferença para fazer deste ano mais tranquilo. Saia para conversar sobre outros assuntos (que não sejam vestibular, estudo, prova, nota, etc), dê boas risadas e receba muito amor.

Vai dar tudo certo!

 

Publicidade