5 perguntas que te ajudam a refletir se o seu relacionamento é abusivo

Responder perguntas sobre comportamentos e situações do casal podem facilitar na hora de perceber sinais de abuso, que, muitas vezes, passam despercebidos

Por Juliana Morales 1 fev 2025, 20h00
Q

uando alguém observa um casal “do lado de fora”, de um jeito imparcial e atento, é muito mais fácil identificar sinais de que a relação é abusiva. Já para os envolvidos no relacionamento, em especial a vítima, reconhecer a dinâmica tóxica pode ser bem difícil e demorado. Afinal, há uma série de sentimentos envolvidos, além da manipulação que encobre a realidade sofrida. 

Por isso é tão importante que nos primeiros sinais de agressividade e controle do seu parceiro ou da sua parceira, você ligue o alerta e reflita com atenção sobre a relação que você está vivendo. Para ter um olhar mais crítico e claro sobre a situação, você pode fazer algumas perguntas para si mesmo, avaliando os comportamentos do outro e como você se sente. 

A seguir, separamos 6 perguntas, criadas a partir da cartinha Namoro Legal, que vão te ajudar a refletir se o seu relacionamento tem vestígios de abuso. Importante: se você desconfiar que você ou alguma amiga se encontram em uma relação abusiva, procure alguém de confiança e conte o que está acontecendo. Tente sair dessa relação o mais rápido possível, mas não faça isso sozinha. Algumas dores precisam ser compartilhadas para serem mais fáceis de carregar. 

Continua após a publicidade

Você já teve medo do seu namorado alguma vez?

Atenção: Sentir medo de quem você se relaciona não é normal. Mesmo que a pessoa peça desculpa depois ou diga que a explosão ou agressividade foi por amor, isso não é legal, ok? Para violência, não existe justificativa e nem perdão.

Como está sua relação com seus amigos e sua família: vocês têm seus momentos juntos como antes de você namorar ou se afastaram muito?

Atenção: Por ciúmes e na tentativa de te isolar, a pessoa pode tentar te convencer que sua amiga não é sua amiga de verdade ou que sua família não é tão legal. Às vezes, ela não fala que não deixa você sair com amigos ou parentes, mas usa estratégias sutis para te fazer desistir do rolê. 

A pessoa com quem você se relaciona te incentiva a crescer profissionalmente ou está sempre dando um jeito para te afastar dos estudos ou diminuir a importância do seu trabalho? 

Atenção: Fazer com que você abra mão dos estudos e trabalho, dois caminhos que te dão independência e poder de decisão, é uma estratégia usada para fazer com que você sinta necessidade de estar presa ao namoro.

Continua após a publicidade

As pessoas dizem, em tom de preocupação, que você está diferente depois que começou a namorar?

Atenção: Amigos de verdade, muitas vezes, dizem o que você precisa ouvir, não o que você quer ouvir. Mantenha-os sempre por perto e reflita sobre seus conselhos.

Você vive uma relação de muitos altos e baixos?

Atenção: Um dia, vocês estão muitos felizes, e, no outro, você se sente extremamente triste por alguma atitude desrespeitosa da pessoa? Ela promete que não vai fazer novamente, que mudou, mas na primeira oportunidade te magoa novamente? Você não merece viver nessa montanha de emoções, viu?

Publicidade