8 livros que vão te fazer pensar melhor sobre seu relacionamento

Eles trazem histórias reais e reflexões de especialistas que você pode estar precisando ouvir para construir uma relação mais saudável

Por Mavi Faria Atualizado em 29 out 2024, 15h21 - Publicado em 12 set 2024, 17h18
L

ivros te possibilitam descontrair, viajar em outro universo e também refletir sobre sua própria vida. Afinal de contas, eles contam histórias de pessoas reais que, assim como nós, têm problemas na família, com os amigos e em relacionamentos amorosos.

Seja em obras de romance, seja de autoajuda com histórias reais e escritas por profissionais, esses livros são um espaço seguro onde você pode pensar sobre seu próprio relacionamento. Pode ser que você esteja precisando, mais do que imagina, de refletir sobre a forma que você está se relacionando com outra pessoa e com você mesmo.

O amor que temos sobre nós e como nos tratamos é um dos primeiros pontos abordados por muitos livros sobre relacionamento. A relação com o outro acaba sendo um espelho da que temos com nós mesmos.

Nesta seleção de livros abaixo, reunimos os principais que trazem sobre relacionamento e amor – quem sabe alguma reflexão neles não te ajuda a pensar sobre o seu próprio relacionamento? Confira abaixo.

Continua após a publicidade

Tudo Sobre o Amor, Bell Hooks

Imagem do livro Toda Forma de Amar, da Bell Hooks. Livro vermelho com escritos vinho e dourado.

Entender o amor com nós, com amigos, com namoros e com familiares parece uma ideia impensável. E talvez seja. Mas, nesse livro, você é colocado a pensar sobre ele, de todas as formas possíveis. A autora defende que o amor é mais do que um sentimento – é uma ação capaz de transformar o niilismo, a ganância e a obsessão pelo poder que dominam nossa cultura, e é através da construção de uma ética amorosa que seremos capazes de edificar uma sociedade verdadeiramente igualitária, fundamentada na justiça e no compromisso com o bem-estar coletivo.

Tudo o que eu sei sobre o amor, Dolly Alderton

Imagem do livro Tudo Que Sei Sobre o Amo, de Dolly Alderton. Um livro amarelo claro.

Este livro acompanha a jornada na própria autora na vida adulta, com uma linguagem tão simples e cativante que parece brincadeira. Mas, entre frases engraçadas, ela te faz refletir sobre os seus próprios traumas, as vivências e as questões que te afligem. No fim, tudo está relacionado com a forma que amamos.

Continua após a publicidade

A gente mira no amor e acerta na solidão, Ana Suy

Imagem do livro A Gente Mira No Amor e Acerta na Solidão, de Ana Suy, um livro amarelo escuro.

Este livro é uma conversa com o leitor, sem a pretensão de ser um manual ou um tratado acadêmico sobre o tema. Nele, a autora traz situações, relações, ideias, reflexos e até questionamentos sobre amor e sobre quem somos. Um segredo: antes mesmo de pensar na sua relação com o outro, é preciso pensar em você.

Nós, Terrence Real

Imagem do livro salmão Nós: Como criar conexões mais profundas e fortalecer seus relacionamentos.

Em uma discussão, você consegue deixar de lado a necessidade de estar sempre certo e pensar de forma categórica sobre o assunto? Bom, sem julgamentos por aqui, esse posicionamento é muito difícil de ser alcançado. Por isso que, neste livro, o terapeuta busca formas de te mostrar como lidar com relações de forma mais harmônica possível.

Continua após a publicidade

Primeiro eu tive que morrer, Lorena Portela

Imagem do livro Primeiro Eu Tive que Morrer, da Lorena Portela.

Diferente dos outros, este livro não busca ser um refúgio e uma apresentação do que é um relacionamento. Em um romance instigante e convidativo, relacionamentos saudáveis ou não e a relação com nós mesmos são alguns dos tópicos apresentados de forma cuidadosa e intimista. Pela vida da personagem, você é convidado a pensar na sua própria trajetória e situação – esteja aberto para os pensamentos que irão surgir.

Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse

Imagem do livro Todas as coisas que eu te escreveria se pudesse.

Este livro é um abraço acolhedor e um convite para refletir. Nele, o autor fala sobre amor, amar e deixar ir, ser intenso e abraçar a sua intensidade. Sobre dizer e sentir tudo sem gaguejar. Sobre enfrentar a dor e aceitar que a cura é um processo contínuo, imprevisível, não linear.

Continua após a publicidade

Descolonizando afetos: Experimentações sobre outras formas de amar, Geni Núñez

Imagem do livro preto com riscos laranja, azul e vermelho, Descolonizando afetos: Experimentações sobre outras formas de amar.

Você já parou para pensar de que forma seu relacionamento se organiza? A partir de uma perspectiva original e com uma linguagem única, a autora desconstrói alguns dos equívocos mais comuns a respeito da não monogamia e desenvolve reflexões que podem servir de acolhimento a pessoas que desejam vivenciar outras formas de amar.

Amar, desamar, amar de novo, Marcos Lacerda

Imagem do livro rosa claro Amar, desamar, amar de novo: Como garantir um relacionamento saudável e feliz.

O amor é um dos sentimentos mais curiosos, imprevisíveis e maravilhoso que existe. Mas, em um relacionamento, o sonho de uma relação saudável e de um amor feliz passa, obrigatoriamente, pela reflexão do quanto você se conhece e se ama. Nesse livro, sem recorrer às fórmulas prontas ou às soluções mágicas, você é convidado a percorrer um caminho acertado, pelo qual você aprenderá a ser fiel a seus sentimentos e a ser livre, tornando-se, de fato e a partir de agora, responsável por suas escolhas.

Publicidade