9 coisas que você precisa saber antes de entrar em um avião

Comida de avião é ruim? Talvez o problema seja você...

Por Marcela Bonafé Atualizado em 31 out 2024, 01h41 - Publicado em 24 jul 2019, 16h30

Todos os dias, cerca de 50 mil aviões sobrevoam o mundo. Entre decolagens e pousos, são milhões de pessoas utilizando esse meio de transporte para se locomover. Mas pouquíssimas pessoas sabem de alguns detalhes sobre as aeronaves que, na verdade, são bem legais de conhecer. Por isso, trouxemos alguns fatos e curiosidades sobre o assunto que você vai curtir – e quem sabe, de quebra, eles não te deixam até mais tranquila?

1. Você tem mais chances de morrer sendo atacada por um cachorro do que andando de avião.

O medo de o avião cair é um dos que mais atormenta as pessoas. Quanto a isso, fique sereníssima: voar ainda é uma das formas mais segurar de viajar! O site planecrashinfo.com fez uma análise de todos os acidentes aéreos que rolaram entre 1985 e 2004 e concluiu que as chances de você morrer em uma situação dessas (de queda) é de 1 em 6,3 milhões – se voar com uma companhia aérea confiável. Mas, relaxa, pois mesmo as companhias menos conceituadas, a taxa ainda é pequena: 1 em 543 mil.

2. Precisa escolher o assento? Existe um lugar mais seguro, sim, para se sentar!

Se por acaso você der (MUITO) azar e estiver entre a galera que vai sofrer um acidente aéreo (não necessariamente mortal), é legal saber que existe um lugar mais seguro para se sentar e aumentar suas chances de sobrevivência. Baseado em dados da agência que regula a aviação civil nos Estados Unidos, a revista Time fez um estudo que aponta que até hoje a maioria dos sobreviventes estavam na parte traseira do avião, no assento que fica entre dois outros passageiros – ou seja, nem na janelinha, nem no corredor. É o lugar mais inoportuno? É, mas se você quiser garantir…

3. A comida servida não é sem gosto. Seu paladar é que foi diretamente afetado!

É interessante saber algumas coisas sobre comida de avião. A primeira é que ela não é necessariamente ruim: a questão é que dentro da aeronave, que é pressurizada, a muuuitos quilômetros de altitude e com o ar mais seco, nós, humanos, perdemos um pouco do paladar e do olfato, tanto para salgado quanto para doce. Por isso, tudo o que você comer quando estiver lá em cima vai parecer meio sem gosto. Um estudo conduzido pelo instituto alemão Fraunhofer concluiu as pessoas perdem cerca de 30% da sensibilidade. Diante disso, vem a próxima questão. Como ficamos menos sensíveis e, consequentemente, sentimos menos o gosto da comida, eles acabam investindo mais no sal, no açúcar, no tempero e, portanto, no sódio, que não faz bem para o organismo. Então, digamos que comida de avião não é mesmo a mais saudável!

4. O piloto e o copiloto sempre comem comidas diferentes.

Já que estamos no assunto comida, é interessante saber que existem dois pilotos dentro dos voos (o principal e o copiloto), e que na maioria das companhias é solicitado que eles sempre comam coisas diferentes. Isso porque caso uma comida tenha algum problema, não ficam os dois passando mal durante a viagem. Até dentro do avião isso rola: nos voos internacionais, de acordo com a CNN, o piloto costuma comer o que tem no cardápio da primeira classe e o copiloto, no da classe executiva.

Continua após a publicidade

5. Quanto mais água você beber, melhor!

Você já parou para pensar que o ar que está dentro do avião é basicamente reciclado? Além disso, ele é beeem gelado, por causa do ar condicionado. Sendo assim, não é surpresa que ele fique tão ressecado. Consequentemente, nossas mucosas também ficam. Então, é importante que você se hidrate bastante durante o voo. Vale tomar água, espirrar soro no nariz e até pingar um colírio. Assim você evita que os olhos fiquem vermelhos, o nariz entupido, a garganta doendo… Sem falar que você evita desidratar, ainda mais em voos longos.

6. A porta do banheiro não fica exatamente trancada enquanto você está lá dentro.

Às vezes, bate aquela vontade de ir ao banheiro que não dá para esperar até o pouso, então você acaba se rendendo e indo no avião mesmo. Você entra, tranca a porta e faz o que precisa. Até aí tudo bem, mas e se te contássemos que a porta, na verdade, não está tão trancada quanto parece? A maioria dos lavatórios podem ser acessados por fora, mesmo que a porta esteja “travada”. Isso porque, em caso de emergência, é preciso que o os comissários consigam entrar lá facilmente para ajudar alguém.

7. Se alguém morrer durante o voo… Bem, não tem exatamente o que fazer.

São milhares e milhares de pessoas viajando de avião todos os dias pelo mundo, então não é surpreendente saber que, às vezes, alguém acaba morrendo bem dentro da aeronave. É bem chato, mas acontece. Contudo, você já parou para pensar o que acontece com o corpo, já que vocês estão no meio de uma viagem e literalmente no ar? Pois bem. Até que seja possível pousar no aeroporto mais próximo, geralmente os comissários acabam esticando o corpo ou em uma fileira de cadeiras vazias ou no chão da aeronave, para que ele endureça na posição horizontal, caso esfrie.

Continua após a publicidade

8. O oxigênio dentro das máscaras não é eterno – mas é sempre suficiente.

Sabe aquela máscara de oxigênio que, em caso de despressurização, cai automaticamente do teto? Então, ela tem uma duração específica, que costuma ser de 14 a 20 minutos. Parece assustador se você pensar no tempo total do voo, mas ela não é feita para durar tanto mesmo. Na verdade, a função dela é te ajudar a ter ar até que o avião desça a uma altitude onde o ar já seja ok para respirar numa boa, o que seria a cerca de 3 mil quilômetros de altitude.

9. Higiene não é exatamente uma palavra de ordem em aviões.

Ao contrário do que muita gente pensa, o ar da aeronave não é todo cheio de bactérias, porque existem filtros de ar lá dentro. Já o bolsão da poltrona, a mesinha, os descansos de braço, o banheiro… Aí já dá para fazer cara de nojo! (risos) Como muitas vezes uma mesma aeronave faz um voo logo atrás do outro, nem sempre sobra tempo para fazer uma boa limpeza no ambiente. Retirar os lixos é uma coisa, mas higienizar tudo de fato já exigiria bem mais tempo.Uma dica, então, é levar lencinhos umedecidos e limpar as superfícies antes de encostar, assim você previne ficar doente. A hidratação, como já dissemos, também é bem importante para se manter saudável.

Você já conhecia todas essas curiosidades sobre as viagens de avião? Tem medo?

Publicidade