Asteroide pode se chocar com a Terra, mas, ~infelizmente~, não tão já

Está circulando na internet a notícia de que um tal asteroide potencialmente perigoso pode se chocar com o nosso planeta, mas as coisas não são bem assim...

Por Isabella Otto Atualizado em 31 out 2024, 02h03 - Publicado em 13 Maio 2019, 11h00

Nas últimas semanas, você pode ter se deparado com a notícia de que um asteroide está “caminhando” em direção à Terra. Ela é verdadeira, mas um tanto quanto exagerada. Pelos títulos, parece que o corpo rochoso está prestes a colidir com nosso planeta – e uma galera ficou realmente empolgada com a informação! -, mas não é bem assim.

Oi, Bennu! Reprodução/Reprodução

Bennu é um asteroide que foi descoberto em 1999 e, desde então, foi alvo de algumas pesquisas. Em 2016, por exemplo, uma sonda foi lançada cujo alvo é justamente o pequeno Bennu, que só é pequeno para os padrões astronômicos. Um estudo revelou que o asteroide é maior que o Empire State Building, aquele prédio em Nova York com 102 andares!

Em 2023, existe a previsão de que essa sonda retorne com algum tipo de material que vá permitir uma análise mais aprofundada do corpo. Ou seja, temos, pelo menos, quatro anos de respiro… Pelo menos, porque, na realidade, a previsão é de que o Bennu possa colidir com a Terra entre 2135 e 2017. Isso mesmo, estamos falando de um espaço de, no mínimo, 116 anos! E a chance de isso acontecer é de uma em 2.700.

O que aconteceu, e causou esse alvoroço todo, é que o corpo rochoso se aproximou um bocadinho mais do nosso planeta em dezembro. Além disso, o Bennu é importante porque pode ajudar os cientistas a solucionar um dos maiores dilemas científicos da sociedade: de onde nós viemos?

Continua após a publicidade

Na última quarta-feira, 8, a NASA divulgou uma nova imagem do Bennu:

E essa é uma imagem do lado Norte do asteroide, que mostra a distribuição rochosa do corpo:

Muito interessante isso tudo, né? Mas, felizmente, ou não, essa colisão não acontecerá tão cedo. As chances são, na verdade, de que ela nunca aconteça. Mas até 2135 a gente conversa mais… ;P

Publicidade