Continua após publicidade
Continua após publicidade

Este conceito da Psicologia explica seu ‘dedo podre’ para relacionamento

resumo

Por Juliana Morales 8 set 2024, 13h00
S

erá que não está na hora de parar de culpar o ‘dedo podre’ por todas escolhas ruins e decepções amorosas? Escolher sempre o tipo de pessoa que te traz sofrimento não é questão de azar. Por trás disso, pode estar o que psicólogos que seguem a Terapia do Esquema chamam de ‘química esquemática’.

Na visão da Terapia do Esquema, as escolhas amorosas são feitas com base nas experiências de vínculo que tivemos com nossas figuras de apego durante infância e adolescência. É nessa base inicial da vida que estabelecemos modelos de como o AMOR “funciona”, sendo assim os padrões aprendidos formam nossa “química esquemática”, um componente que opera de forma significativa pouco consciente nas suas escolhas amorosas.

A terapia do esquema assim, como que você descreveria assim para quem não não conhece que que acontece terapia do esquema a gente parte do pressuposto que todos nós a gente tem uma uma carga genética que enfim. Isso é imutável. A gente não muda, né? Tu vai carregar essa parte genética ao longo da tua vida para sempre. Desde o dia que tu nasce é o dia que deixa de existir no meio disso, tudo tem o ambiente que tu tá inserido o ambiente que tu nasceu que tu cresceu e que tu foi te desenvolvendo enquanto o ser humano e eu tenho um temperamento por exemplo. Aonde eu sou mais introvertida se eu tive um ambiente.

Favoreceu a minha introspecção por exemplo, então eu posso desenvolver aí um esquema. Por exemplo de como é que eu vou te dizer um esquema de aonde eu me sinto acuada de de um padrão emocional mais sensível, quando eu preciso me colocar em público então eu tive um ambiente que favoreceu com que o meu temperamento ficasse aonde eu ficasse mais sensível, por exemplo assim essas questões vou usar o nome técnico que diz isolamento social, tá então daqui um pouco eu posso o meu ambiente pode ter favorecido com que o meu isolamento social fosse maior agora se eu nasci com temperamento aonde eu sou mais introspectiva e eu tive um ambiente que favoreceu ao contrário que me estimulou que me cuidou.

O que é a química esquemática

Será que se eu pudesse me atrair pelo João que é um cara super querido atencioso disponível para mim é um cara que eu admiro ao invés do Pedro que é um cara que não tá nem aí para mim não se preocupa quanto mais ele some parece que mais o meu amor por ele a floresta conscientemente qual que tu escolheria João Pedro escolher o João porque eu saberia que ele atenderia muito mais do que eu preciso enquanto ser humano Pedro não tá me atendendo não tá nem aí, mas eu sou louca pelo Pedro.

Continua após a publicidade

Se a gente pudesse Amores de forma mais consciente a gente sempre ia querer aquela pessoa que atende as nossas necessidades, né? E não é isso que acontece então a gente vê muito nos consultórios, o que que o que que são o que que é basicamente a química esquemática que é o nosso nível de atração muitas vezes inconsciente pelas pessoas. Então eu tenho uma falta na minha vida e eu vamos pegar o exemplo ali do da privação emocional, eu posso ter passado uma infância muito complexa com os meus pais, né? Mas que trabalhavam muito eles me davam de tudo, mas eu não tinha afeto eu não tinha carinho. Eu não tinha compreensão eu não tinha Amparo eu era cuidada por babá, enfim e eu fui Crescendo com essa.
Sensação de que as pessoas elas estão ali para suprir minhas necessidades físicas, mas emocional, eu nem sei se eu tenho nem sei o que que eu preciso.
De uma outra pessoa melhor, se eu não precisar de ninguém melhor ainda.

Então esse exemplo que eu tô te dando essa pessoa ela Possivelmente pode vir a se relacionar com alguém muito parecido, então é uma revivência a gente acaba revivendo coisas que não foram resolvidas lá atrás na vida adulta e ficando ficando porque porque a gente já conhece isso porque é familiar.

Quais são as nossas necessidades emocionais

Que atendeu as minhas necessidades emocionais que me encorajou. Possivelmente isso não vai se tornar um esquema de isolamento social. Possivelmente eu não vou ter um esquema de isolamento social, então o que que acontece no esquema eu posso nascer com uma predisposição para um esquema e um ambiente pode vir e favorecer o aumento disso na minha vida e se tornar um problema ou não ou como se fosse anulado e o que que para além disso a terapia do esquema ela funciona numa perspectiva de que nós temos necessidades básicas emocionais que precisam ser sofridas ao longo da vida que são várias, né lazer espontaneidade amor, compreensão.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Publicidade