Estes são os principais sinais de que sua menstruação vai descer em breve

O corpo da mulher passa por todo um processo antes de acontecer a menstruação e, muitas vezes, é possível perceber.

Por Da Redação Atualizado em 29 out 2024, 18h03 - Publicado em 10 dez 2023, 10h00

Quando a mulher não engravida, o organismo expele o óvulo que não foi fecundado e os restos da mucosa uterina (endométrio) pela vagina. Isso é a menstruação e o ideal é que ela aconteça todo mês, pois indica que a mulher tem um ciclo regular. Mas, antes de isso acontecer de fato, o corpo começa a dar indícios. Já prestou atenção neles? 

Com certeza, você já deve ter ouvido falar da tensão pré-menstrual, ou só TPM. Como explica Marina Levy, ginecologista e obstetra da Clínica Parto com Amor, trata-se de um conjunto de alterações físicas, como inchaço, dores de cabeça, sensação de cansaço e psicológicas, como irritabilidade e sensibilidade. “Isso acontece por queda vertiginosa dos níveis hormonais que preparam o corpo para uma possível gravidez”, explica à CAPRICHO. Esses sinais podem aparecer em torno de 7 dias antes do início da menstruação, de acordo com a especialista.

Quais são os sinais mais frequentes antes da menstruação descer?

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstretrícia (Febrasgo) destaca que os sintomas variam de mulher para mulher, mas existem manifestações mais frequentes. No âmbito emocional, eles citam a irritabilidade, tensão e dificuldade para se concentrar ou dormir, além de comportamentos depressivos.

Já fisicamente, antes de menstruar, muitas mulheres apresentam inchaço acentuado e maior sensibilidade nas mamas e em diversas regiões do corpo. “Isso ocorre devido à tendência à maior retenção de líquidos no período”.

Sabe aquele desejo louco por doces? Sim, isso também pode ser um sinal do seu corpo. Como explica a Febrasgo, isso ocorre devido “a necessidade energética maior do organismo nesta fase. Além disso, o “mecanismo de recompensa” do cérebro vai buscar alimentos capazes de suprir essa necessidade da forma mais rápida, através de alimentos de alto índice glicêmico”.

Continua após a publicidade

E a cólica?

Como já explicamos anteriormente, quando não acontece a fecundação, a camada do útero conhecida como Endométrio se descama para se livrar desse tecido antigo e recomeçar o ciclo de preparação para o mês seguinte. Essa descamação gera a cólica menstrual – temida e odiada por tantas garotas.

Sentir um leve desconforto antes ou durante a menstruação faz parte, agora, quando esse desconforto é muito intenso e frequente, ou seja, acontece todo mês, é preciso marcar uma consulta médica. Neste outro texto aqui, explicamos melhor o que é normal ou não quando o assunto é cólica menstrual.

Mas nada de generalizar!

Apesar de dar para listar esses sinais comuns, não existe uma regra quando o assunto é menstruação e TPM, certo? Algumas meninas sentem muita cólica, outras não sentem nada. Tem as que ficam com vontade de comer tudo o que veem pela frente, as que sentem-se enjoadas. Varia de pessoa para pessoa.

Além disso, a idade pode interferir nessa questão, viu? Os primeiros ciclos menstruais tendem a ser irregulares, pelo fato de seu corpo estar se adaptando, e os fluxos podem variar de leves a fortes. Conforme a garota vai crescendo, a tendência é que o ciclo se regule, assim como o fluxo. Por questões hormonais, o mesmo pode acontecer com os sintomas que acompanham a menstruação: eles podem surgir, mudar ou até mesmo desaparecer.

 

Publicidade