O que significa consagrar o Tarot antes da primeira leitura e como fazer
Consagrar seu Tarot pode ser um ritual simples ou complexo, dependendo de suas crenças. Vem entender!
e você está mergulhando no fascinante mundo do Tarot, talvez já tenha ouvido falar em “consagrar” o baralho. Mas, afinal, o que significa isso e por que algumas pessoas fazem?
Essa é uma das grandes curiosidades de quem está aprendendo a jogar Tarot e é muito importante entender a prática. Por isso, convidamos um dos maiores tarólogos do Brasil em atividade, Leo Chioda, para desvendar esse mistério e mostrar como você pode ou não consagrar seu próprio baralho.
O que significa consagrar o Tarot?
Consagrar o Tarot é como preparar suas cartas para algo grandioso. “Consagrar é basicamente transformar algo comum em algo especial, dedicado a propósitos mais elevados”, explica Leo Chioda.
Ao consagrar o baralho, você está dizendo que essas não são meras cartas de papel — são ferramentas para explorar futuros possíveis e para aconselhamento espiritual.
“Em termos simples, a consagração do Tarot é um rito que visa purificar esse instrumento e dedicar o baralho a um propósito específico, dependendo das crenças e da fé de quem está conduzindo o jogo”, acrescenta o tarólogo.
É necessário consagrar o Tarot?
Aqui a coisa fica interessante! Não existe uma regra fixa que diga que você deve consagrar seu Tarot. A consagração do Tarot não é obrigatória e não faz o baralho funcionar melhor.
A sua realização dependerá das crenças da pessoa que possui e que lerá esse Tarot. Então, se você acredita em entidades ou deuses e quiser devotar esse oráculo a essas energias, a consagração é um rito muito interessante.
Embora não seja essencial, consagrar o Tarot pode ajudar a criar uma conexão mais profunda com o baralho. É uma maneira de dizer que você respeita as cartas como uma ferramenta de orientação.
Quando consagrar seu Tarot?
- Quando for novo: Se você acabou de comprar ou ganhar um baralho e quer dedicá-lo a algo ou alguém especial.
- Quando for usado: Se você adquiriu um baralho que já pertenceu a outra pessoa e quer limpar as energias anteriores.
- Após um incidente: Se algo aconteceu com seu baralho (como um derramamento de café!), e você sente que ele precisa de uma limpeza energética.
Como consagrar seu Tarot
Consagrar seu Tarot pode ser um ritual simples ou complexo, dependendo de suas crenças. Leo Chioda sugere uma maneira bem acessível de fazer isso:
- Prepare seu espaço: Crie um ambiente calmo e acolhedor. Você pode acender uma vela (representando o fogo) e colocar um copo de água (representando a água) para simbolizar os elementos.
- Purifique suas cartas: Passe as cartas pela fumaça de um incenso, representando o ar, e imagine que todas as impurezas estão sendo limpas.
- Declare sua intenção: Crie uma oração, uma espécie de decreto ou afirmação positiva com aquilo que você deseja para o baralho. Por exemplo: “Eu consagro agora este baralho às energias do ar, do fogo, da água e da terra, pedindo para que todas as impurezas sejam removidas e que ele sirva para os melhores fins. Que as leituras com este oráculo sempre ajudem e inspirem as pessoas. Que assim seja.”
Seja você uma iniciante entusiasmada ou uma taróloga experiente, lembrar-se de que a verdadeira magia do Tarot está na interpretação e na conexão que você desenvolve com as cartas é essencial.
Consagrar seu baralho pode ser um belo início para essa jornada, mas lembre-se de que o mais importante é como você usa as cartas para iluminar sua vida e a dos outros.
Leia também:
+ 30 perguntas legais para fazer ao Tarot
+ Significado das cartas de Tarot no amor
+ Como Aprender a Ler Tarot: Um Guia Passo a Passo