#MeuRacistaSecreto entrega no Twitter casos de racismo velado no Brasil

Hashtag que denuncia casos de racismo que ainda são disfarçados de 'minha opinião' vem incomodando muita gente...

Por Isabella Otto Atualizado em 31 out 2024, 10h10 - Publicado em 1 out 2018, 14h59

Nesta segunda-feira, 1º, uma hashtag ficou durante muito tempo nas primeiras posições dos Trending Topics brasileiros. Intitulada #MeuRacistaSecreto, ela denuncia casos de racismo ainda velados no Brasil.

Charlie Shoemaker/Reprodução/Getty Images

O movimento online aconteceu no mesmo dia em que o Google homenageou Milton Santos, primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Vautrin Lud de Geografia, na França, em 1994. A honraria é considerada o Nobel da área. Milton era geógrafo, negro e morreu em 2001, aos 75 anos.

Internautas registraram casos bastante pessoais e muitos foram atacados por pessoas contrárias às opiniões demonstradas. Confira alguns dos principais tweets abaixo:

Reprodução/Reprodução
Continua após a publicidade

Reprodução/Reprodução
Reprodução/Reprodução
Reprodução/Reprodução
Continua após a publicidade

Reprodução/Reprodução
Reprodução/Reprodução

Argumentos disfarçados de “minha opinião” à parte, alguns dados são irrefutáveis. De acordo com o Ministério da Justiça, o Brasil é um dos países que mais mata negros no mundo. Um jovem negro tem, por exemplo, 2,5 mais chances de morrer assassinado no país que um jovem branco.

Além disso, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública fizeram um recente levantamento que reforçou essa estatística: o homicídio de negros no Brasil é mais que o dobro do de brancos.

Publicidade