Qual a altura ideal do notebook para ter mais conforto nos estudos?

Segundo especialistas, o mais importante é ouvir o seu corpo, encontrar a posição mais confortável para você e fazer pausas para alongar

Por Mavi Faria Atualizado em 28 Maio 2025, 08h05 - Publicado em 27 Maio 2025, 08h05
M

anter uma boa postura enquanto estuda ou trabalha pode interferir de forma muito positiva na qualidade dos seus estudos, além de garantir que você tenha disposição para enfrentar tantas horas na frente do computador. Contudo, nem sempre isso é realidade e não é difícil, ao longo do dia, se ver em posições tortas e com o corpo dolorido.

Ao todo, o pescoço é a região do corpo que mais sofre. Isso porque é comum deixarmos o computador na mesa, reto, fazendo com que seja necessário abaixar o rosto para conseguir enxergar a tela, o que sobrecarrega a musculatura.

 

 

Então qual a posição ideal do notebook para não ter dores no corpo e, principalmente, no pescoço?

No portal da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o instituto estipula que a distância entre o monitor ou a tela do computador e você precisa ser entre 45 e 70 centímetros. Além disso, ele também afirma que o computador não precisa estar exatamente na altura do olho, sendo que o ideal é deixá-lo ligeiramente abaixado, cerca de 15 a 20 graus.

Continua após a publicidade

Contudo, estudos recentes indicam que estes números não são uma regra exata aplicável para todas as pessoas, é o que explica André Balero, fisioterapeuta especialista em fisiologia do exercício. Segundo Balero, a recomendação mais importante na hora de posicionar seu computador é ouvir o seu próprio corpo e entender se está forçando tanto pescoço, ombro, quanto punho. Se houver desconforto, a indicação do especialista é que você ajuste não só a altura do notebook com suportes, mas também a altura da cadeira e até apoio dos pés.

“Mais do que buscar uma altura ‘ideal’ fixa, o mais importante hoje é criar um ambiente confortável e adaptável ao seu corpo. A recomendação geral ainda é manter a tela próxima da altura dos olhos, mas sem se prender a uma regra rígida”, explica.

O fisioterapeuta ainda aponta que, mesmo após encontrar a posição correta que não te causa desconforto, é importante mudar de posição de tempos em tempos e até levantar um pouco. Manter-se por muito tempo na mesma posição, segundo Balero, pode causar:

Continua após a publicidade

  • Dores nas costas, pescoço e punhos;
  • Tensão muscular;
  • Fadiga visual e mental;
  • Diminuição da produtividade;
  • Sedentarismo prolongado.

O ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP, Raphael Martus Marcon, concorda com o fisioterapeuta e ainda estipula que uma das medidas mais saudáveis e importantes é manter fazer intervalos para alongar. A dica do especialista é “dividir as horas em 50 minutos de trabalho e 10 minutos de repouso e alongamento muscular“.

O ortopedista lembra que, mesmo sem uma medida específica de altura exata, deixar o computador em uma posição mais alta, perto da linha do olho, é fundamental para evitar fadiga das estruturas musculares e osteoarticulares.

Continua após a publicidade

“Dentro do possível, tentar deixar o notebook numa posição onde o pescoço não fique muito flexionado. Pelas características de ser um notebook, muitas vezes isso é difícil, mas com a flexão do pescoço, o peso da cabeça aumenta exponencialmente”, afirma.

Além do cuidado com o pescoço e ombro ao entender a melhor altura do computador, é igualmente importante garantir que o espaço de trabalho seja o mais confortável possível e que o corpo esteja bem posicionado. Entre as recomendações listadas no portal da Fiocruz, está o cuidado com os pés para que estejam ou no chão, ou em um apoio específico.

O punho e o cotovelo também estarão mais confortáveis em posição de 90 graus, ou retos, então suportes para o cotovelo e mouse pads ergonômicos podem ser uma boa opção para conseguir trabalhar e estudo com conforto e tranquilidade. Nesta outra matéria, por exemplo, indicamos alguns ideias que podem te ajudar a alcançar este objetivo.

Publicidade