SOS SEXO: 3 absurdos que já te contaram sobre sexo e gravidez
A ginecologista Juliana Teixeira esclarece três histórias que circulam por aí para que você não caia em desinformação e se proteja sempre

uando o assunto é sexo e gravidez, nos deparamos com uma forte onda de desinformação. Com a rapidez das redes, não é difícil que algum dado ou explicação incorreto sobre esse tema se espalhe – o que pode trazer consequências para a saúde da nossa galera. É por isso, inclusive, que existe o SOS Sexo, da CAPRICHO, um lugar seguro e acolhedor para tirar dúvidas, derrubar tabus e ajudar os jovens.
Nesta semana, a pedidos da CH, a ginecologista Juliana Teixeira esclareceu três histórias que circulam fortemente por aí para que você não caia em desinformação e se proteja sempre. Confira a seguir com atenção.
Fazer xixi depois do sexo impede gravidez? Mito!
É importante que fique claro: urinar após as relações sexuais não é um método contraceptivo e não impede a gestação de acontecer. Ao urinar, diminuímos a chance de uma infecção urinária por contaminação local, só isso.
Quem tem síndrome dos ovários policísticos (SOP) não engravida? Mentira também!
A SOP pode impactar negativamente a fertilidade em algumas pacientes, sim, mas isso não significa que a gravidez é impossível. Na verdade, mulheres com síndrome dos ovários policísticos podem engravidar. Inclusive, a maioria das mulheres com SOP pode ter sucesso na busca pela gravidez com o tratamento adequado.
Mulheres que se relacionam com mulheres não precisam de preservativo? Precisam, sim!
O preservativo, além de ser usado para prevenir uma gravidez indesejada, tem outra função extremamente importante: a de te proteger contra ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Por isso, ele é indispensável. Existe pouca divulgação e investimento em preservativos para relações sexuais entre duas mulheres, mas é importantíssimo que em qualquer relação as mulheres se cuidem para evitar a disseminação de doenças.
No vídeo a seguir, a ginecologista explica mais sobre a proteção nesse caso. Confira!
Mande sua dúvida sobre sexo para capricho@abril.com.br ou faça ela por meio do nosso formulário. Seu anonimato será garantido!