SOS Sexo: Com qual frequência ir ao ginecologista e fazer exames?
É muito importante manter uma rotina de visitas frequentes ao médico ginecologista
Nosso corpo dá muitos sinais e a consulta ginecológica pode responder grande parte deles, sabia? Acontece que a maioria das pessoas nem faz ideia da importância de ter essa consulta como rotina, principalmente por esperar sinais específicos ou não saber com qual frequência ir a este médico.
A leitora E. S., de 18 anos, mandou a seguinte dúvida para a CH: “Como sei quando devo ir ao ginecologista? Existem sinais? Eu não faço ideia de quais exames ginecológicos eu preciso fazer…”.
Calma, convidamos uma especialista para nos ajudar a responder essa dúvida! Quem responde o SOS Sexo de hoje é a Dra Mariana Viza (ginecologista). Olha só:
“30% das consultas ginecológicas são por conta de corrimento, mas não é só quando se tem corrimento, que deve ir buscar uma consulta profissional. Também é importante realizar a consulta para coletar papanicolau, que a partir dos 23 anos, se torna indispensável e deve ser coletado na consulta de rotina. Depois de dois exames anuais com resultado negativo, você pode realiza-ló a cada três anos. Vale lembrar que essa é uma recomendação do Ministério da Saúde, viu?”
Ver essa foto no Instagram
Mande sua dúvida para capricho@abril.com.br e participe da seção S.O.S. Sexo. Seu anonimato será garantido!